EconomyFeaturedNewsTop Stories

Mercado de criptomoedas espera despachos de Trump já no 1º dia na presidência

Com a iminente posse do presidente eleito Donald Trump em janeiro de 2024, o setor de criptomoedas está com a expectativa alta. Afinal, durante sua campanha, Trump se apresentou como um defensor das criptomoedas, prometendo ser um “presidente pró-cripto”.

Agora, a indústria está pressionando sua equipe para que ele cumpra essa promessa com uma série de ordens executivas logo no primeiro dia de governo.

De acordo com a Reuters, as principais demandas da indústria incluem a criação de um estoque estratégico de Bitcoin, acesso facilitado a serviços bancários e a formação de um conselho dedicado às criptomoedas.

Especialistas do setor acreditam que essas medidas poderiam ajudar a popularizar as criptmoedas e proporcionar um ambiente mais favorável para o crescimento dos ativos digitais. Rebecca Rettig, diretora jurídica da Polygon Labs, por exemplo, destacou a importância de que as ordens executivas definam claramente as prioridades do novo governo desde o primeiro dia.

A administração anterior, sob Joe Biden, teve uma abordagem regulatória mais rigorosa, com foco em combater crimes e a volatilidade no mercado de criptomoedas. Para se diferenciar do seu antecessor, Trump prometeu reverter isso, buscando encorajar a inovação e a liderança dos EUA no setor.

A equipe de Trump já está se formando, com a nomeação de Paul Atkins para a SEC, um defensor das criptomoedas, e David Sacks, que vem sendo chamado do czar das criptomoedas da Casa Branca.

Leia também: PENGU supera BONK e assume liderança entre memecoins da Solana

Expectativa tem afetado a volatilidade das criptomoedas

Recentemente, o Bitcoin atingiu novos recordes, superando os US$ 107 mil, impulsionado pelas promessas de Trump. No entanto, o valor da criptomoeda caiu para perto de US$ 95 mil, mostrando que muitos ainda não confiam que as promessas serão aplicadas na prática.

Gráfico de preço do Bitcoin nas últimas 24 horas. Fonte: CoinGecko

Analistas estão divididos sobre a possibilidade de Trump usar ordens executivas para criar uma reserva estratégica de Bitcoin. Afinal, isso poderia demandar aprovação do Congresso.

Além disso, Trump se comprometeu a garantir que os bancos não excluam as empresas de criptomoedas do sistema financeiro. As empresas do setor frequentemente reclamam da falta de acesso a serviços bancários devido ao escrutínio regulatório.

Embora uma ordem executiva possa sinalizar uma mudança de direção,  fontes ouvidas pela agência de notícias alertam que isso pode não ter força legal imediata. Isso porque os reguladores bancários operam de forma independente.

O próximo governo também vai criar um conselho da indústria de criptomoedas, com nomes divulgados como Bo Hines, chefe do Conselho de Ativos Digitais de Trump. A ideia do conselho é ajudar a indústria de criptomoedas e ganhar campo no governo. A expectativa é que, logo nos primeiros dias de sua administração, o presidente emita ordens executivas que examinem as regras existentes, no sentido de fomentar a indústria de criptomoedas no país.

Leia também: Uniswap pode lançar a Unichain já no começo de 2025

O post Mercado de criptomoedas espera despachos de Trump já no 1º dia na presidência apareceu primeiro em CriptoFacil.

Facebook Comments Box