Mensagem falsa de ex oferece milhões em criptomoedas; veja como se proteger
Recebeu uma mensagem de um perfil desconhecido sobre um eventual fim de relacionamento com a oferta de milhões em criptomoedas? Então é bom ficar atento: agentes maliciosos estão enviando mensagens em redes sociais e e-mails com links suspeitos que levam a supostas carteiras digitais.
- 8 golpes de Pix para ficar atento em 2025
- O que é o golpe do falso fornecedor? Conheça a fraude e saiba como se proteger
O Canaltech teve acesso a uma abordagem ocorrida na semana passada pelo Instagram. A mensagem assume o tom de despedida de um relacionamento antigo pois não quer problemas com a família nova “por causa de coisas do passado”.
Em seguida, vem a oferta de aproximadamente US$ 4,7 milhões em USDT, uma criptomoeda atrelada ao dólar, junto a um link e credenciais para acessar a carteira digital.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Esta é a última quantia de dinheiro que te deixo. Olhando para trás, nos tratamos com sinceridade. Agora, é hora de terminar essa relação”, diz a mensagem. “Nos dias que virão, espero que você possa cuidar do meu filho mais novo.”
O conteúdo é similar a outros casos analisados pela reportagem. Em um relato compartilhado no Reddit em fevereiro, um usuário recebeu uma mensagem com o tom de separação, mencionando que o “objetivo da vida é o afeto familiar” e a expectativa de que o destinatário e seu filho “possam viver uma vida melhor”.
Em seguida, o “ex” indica que há uma conta com milhões de USDT e dá instruções para acessar a carteira, com um link e a informação de que “a senha segura é sua senha do Twitter“.
Outro usuário do Reddit compartilhou um relato similar em 2022. Neste caso, a mensagem fala de uma doação de 500 mil euros o destinatário, tratado como um “pessoa de confiança”.
No entanto, dessa vez, foi apresentado um número de WhatsApp e um endereço de e-mail com a orientação para entrar em contato a fim de obter “mais informações sobre a doação”, em vez de um link acompanhado por um login e senha.
O relato é similar a outras mensagens enviadas por e-mail observadas pelo CT, dessa vez com a menção de uma herança perdida de um parente desconhecido que vive em outro país.

Mensagens exploram técnicas de engenharia social
Esse tipo de mensagem utiliza técnicas de engenharia social para torná-las mais convincentes ao apelar para o emocional dos destinatários e serem levadas a entregar dados ou entrar em sites maliciosos. As mensagens chegam por diversos canais, como e-mail, redes sociais ou até mesmo pelo celular através de conversas do WhatsApp ou mensagens de texto (SMS).
“A mensagem chega com um código, um número de conta e uma senha para que a pessoa no ato do cadastro informe esses dados”, disse o diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky na América Latina, Fábio Assolini. “Essas plataformas funcionam como sistemas de afiliados, então quem já está dentro ganha alguma recompensa por trazer novos usuários.”
Dessa forma, surge o interesse em convidar o maior número possível de pessoas por quem dissemina as mensagens, pois, quanto mais usuários se cadastram na plataforma, maior será o retorno dentro dessa suposta plataforma.
No geral, sempre há a promessa de um prêmio para gerar ainda mais interesse e convencer os destinatários a se cadastrar na plataforma.
Além disso, existem casos de plataformas falsas, com o risco de perder dinheiro, já que, supostamente, ao enviar dinheiro para a plataforma o mesmo será convertido numa criptomoeda ou será hospedado dentro da plataforma.
“Na verdade, esse dinheiro não está sendo usado para nada, simplesmente vai ser embolsado pelos golpistas e a vítima não receberá a criptomoeda”, disse Assolini.
Como evitar e se proteger
O diretor da Kaspersky também destaca que esse tipo de fraude é “muito disseminado” atualmente e tem se tornado comum nas redes sociais como reflexo no crescimento do interesse geral da população em criptomoedas. Dessa forma, ao receber uma mensagem com esse teor, o melhor procedimento é ignorar e apagá-las.
Você também pode bloquear e denunciar o perfil ou o e-mail usado para enviar a mensagem.
Para identificar as abordagens, basta ficar atento à forma como o texto está escrito. No geral, essas mensagens têm um conteúdo confuso, especialmente pelo uso de tradutores automático, uma vez que o envio acontece em larga escala para várias pessoas ao mesmo tempo.
Em alguns casos, há até o uso de expressões e grafias do português de Portugal nesses contatos.
Além disso, é importante sempre desconfiar de ofertas boas demais para ser verdade, como o acesso a uma carteira com milhões em criptomoedas, produtos com valores muito abaixo do normal e afins.
Veja também:
- Por que é importante denunciar golpes sofridos na internet?
- Quais são os principais “golpes do Pix” e o que fazer para evitá-los
- 5 golpes aplicados em idosos e como se proteger
VÍDEO: TRAVA Zap: Saiba como evitar!
Leia a matéria no Canaltech.