DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Marvell revela HBM customizado prometendo mais performance em menos espaço

A Marvell anunciou nesta semana uma nova tecnologia para memórias HBM customizadas (CHBM) que promete otimizar a performance e eficiência dos componentes, ao mesmo tempo em que reduz o espaço que eles ocupam no die. As novas memórias serão compatíveis com as XPUs customizadas da própria Marvell num primeiro momento.

Como as CHBM não são ainda padronizadas pelo JEDEC, a fabricante anunciou uma parceria com algumas das maiores empresas de memória do mundo para garantir a implementação dos componentes. Entre elas, Micron, Samsung e SK Hynix foram destacadas.

Fonte: Kevin Krewell

As novas memórias da Marvell foram apresentadas durante a keynote da empresa no Analyst Day 2024. Fotografias de alguns dos slides mostrados revelam alguns detalhes das promessas da empresa para seus novos produtos. Entre elas, temos:

Maior performance die-to-die I/O

Consumo de energia de interface até 70% menor

Área para o silício da XPU até 25% maior

Espaço para até 33% mais stacks do HBM

Fonte: Kevin Krewell

Outro ponto interessante sobre as memórias CHBM é que, como são customizadas, elas podem ainda ser otimizadas para aplicações específicas, sob encomenda do cliente. O pessoal do Tom’s Hardware afirma que a Marvell promete banda de até 20Tbps/mm (625GBps/mm) nos componentes. Com o tempo, a fabricante quer entregar componentes com até 50Tbps/mm (6,25TBps/mm), sem buffer.

Marvell segue foco em IA que impulsionou suas ações

A Marvell recentemente conseguiu superar a Intel em valor de mercado, depois de divulgar um relatório financeiro que superou as expectativas de analistas de mercado. Em grande parte, os números tão positivos para a empresa foram possibilitados pelo hype da IA, que impulsionou a venda de seus produtos.

Notícias relacionadas:

Ações da Marvell disparam e empresa fica mais valiosa que a Intel

SK Hynix anuncia primeira memória HBM3E de 16 camadas, com 48GB

EUA bane exportação de HBM para a China em novo pacote de sanções

Dessa forma, é evidente que o foco da companhia na divulgação das CHBM também foi para melhorias na tecnologia. “Melhorar XPUs ao refinar HBM para performance, energia e custo total de propriedade específicos é o passo mais recente em um novo paradigma na forma que aceleradores para IA são criados e distribuídos”, declarou Will Chu, um dos executivos da Marvell. Ele completa:

“Estamos muito agradecidos de trabalhar com designers líderes em memória para acelerar essa revolução e ajudar operadores de data center a continuar a escalar suas XPUs e infraestrutura para a era da IA”. Ainda não temos todos os detalhes sobre as CHBM, então não sabemos onde essa versão das memórias se insere em relação aos padrões HBM3E e HBM4, por exemplo.

Via: Tom’s Hardware

Facebook Comments Box