Mais um rumor indica que Medusa Point não vai usar RDNA 4 em sua iGPU
A próxima geração de APUs da AMD, atualmente conhecida como Medusa Point, não deve usar a arquitetura RDNA 4 para seus gráficos integrados. Essa é uma informação que já apareceu mais de uma vez nos vazamentos, e agora temos ainda mais um indício de que a versão mais nova das GPUs AMD continuará apenas nas placas dedicadas por enquanto.
O vazamento vem da atualização mais recente da AMDGPU Library, que mostra uma nova iGPU designada como GFX1153. Para entender o código, é importante saber que a geração Strix Halo tinha seus gráficos integrados designados como GFX1151, enquanto os Krackan Point apareceram como GFX1152. Essas duas linhas usam RDNA 3.5, então GFX115X parece ser o código para a arquitetura.

Esse é apenas mais um indício em uma lista que indica há um tempo que não veremos RDNA 4 em Medusa Point. Para começar, representantes da AMD já disseram oficialmente em entrevista que a empresa não tem planos de lançar APUs com a nova arquitetura tão cedo.
Além disso, no início deste mês tivemos um post do famoso “vazador” Golden Pig Upgrade Pack” declarando que Medusa Point viria com RDNA 3.X, e não RDNA 4.
APUs Medusa Point vão usar o mesmo RDNA 3.5 das Strix Halo?
O comentário de Golden Pig no início de março mencionava uma GPU integrada RDNA 3.X para Medusa Point. O que chamava a atenção no post foi o fato do “X” aparecer, em vez de se falar de RDNA 3.5 de uma vez.

Parecia um indicativo de que poderíamos ver uma versão revisada da arquitetura, com um número diferente para Medusa Point. Vazamentos posteriores, no entanto, apontam a mesmíssima geração dos gráficos que já aparecem em Strix Halo para as novas APUs da AMD também.
Notícias relacionadas:
- Medusa Point, próxima geração das APUs AMD, deve usar RDNA 3.X, e não RDNA 4
- AMD ainda não tem planos de levar RDNA 4 para notebooks
- Vazamento revela APUs AMD Gorgon Point: refresh de Strix Point para 2026
Ainda sabemos muito pouco sobre Medusa Point. Os rumores e vazamentos estão no seu início, e ainda não tivemos nada vindo da própria AMD. Recentemente, na verdade, tivemos o aparecimento de slides da empresa falando de Gorgon Point, um refresh para Strix Point que deve aparecer antes ainda dos Medusa.
Via: WCCFTech