DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Mais de 100 casos de Ryzen 7 9800X3D mortos

Mais de 100 casos de Ryzen 7 9800X3D mortos foram relatados nos últimos dois meses. Na maioria dos casos, as placas-mãe permanecem intactas e, em alguns, a CPU não funcionou sequer por uma hora.

Dentre os relatos analisados, 108 casos foram identificados, com a maioria das falhas ocorrendo em placas-mãe da ASRock. Os incidentes foram mais comuns nas placas-mãe da série ASRock 800, como X870 e B850, mas também houve registros com placas da série 600.

Modelos de placas-mãe de outras marcas, como ASUS, MSI e Gigabyte, também são mencionadas na discussão. O número está sendo atualizado, então é possível conferir na discussão no reddit se houve ou não mais ocorrências.

A lista também trouxe ocorrências de 2 CPUs 9950X3D e 10 outras CPUs Ryzen série 9000.

Notícias Relacionadas:

Contexto

Créditos: StrikeZero (Reddit).

Embora essas falhas remetam a problemas passados nos chips Intel das 13ª e 14ª gerações, a situação agora envolve o Ryzen 7 9800X3D, da AMD. Os relatos variam entre CPUs queimados, possivelmente devido a sobrevoltagem ou erro do usuário, até casos em que os processadores pararam de funcionar sem nenhum dano físico visível.

Com isso, é difícil estimar qual é exatamente a falha que está acontecendo, podendo ser falhas diversas e sem correlação. Ao mesmo tempo, as placas-mãe continuam operando normalmente com outros processadores.

Possíveis Causas

Alguns usuários relataram falhas após ativar o EXPO ou realizar overclocking manual, mas também houve situações em que as configurações do BIOS não foram alteradas. Em certos casos, o processador falhou duas vezes, obrigando os usuários a passar por múltiplos processos de RMA.

Os incidentes preocupam os proprietários de Ryzen 9800X3D, especialmente aqueles com placas-mãe ASRock da série 800. Porém, como essa CPU vende milhares de unidades diariamente, os casos relatados representam apenas uma pequena fração do total e não são representativas de uma falha com a série.

Evidente que tanto a AMD quanto a ASRock precisam investigar o problema mais a fundo. Enquanto isso, a comunidade aguarda análises independentes para esclarecer essas falhas e buscar soluções eficazes.

Fonte: Reddit.

Facebook Comments Box