EconomyNewsTop Stories

Maior empresa tech da Europa, como a ASML quebrou a Nasdaq nos EUA?

Quando pensamos na indústria de semicondutores, TSMC e Samsung são algumas das empresas que vêm à mente. Mas o destaque dos últimos dias nesse setor foi a ASML, empresa holandesa especializada na fabricação de máquinas usadas por essas gigantes e responsável por derrubar as ações da Nasdaq em 1%.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Samsung e TSMC apresentarão avanços em transistores CFET em dezembro Intel e Samsung devem formar aliança para fabricação de chips

Isso aconteceu porque a fabricante teve suas ações desvalorizadas em 16% na Bolsa de Amsterdã nesta terça-feira (22), a maior queda desde 1998 no histórico da ASML. A desvalorização aconteceu por conta da demanda cerca de 50% abaixo das estimativas de analistas, fazendo com que as projeções para o próximo trimestre fossem reduzidas. Além disso, a empresa de tecnologia revelou seus resultados fiscais antes da hora.

Por ser uma companhia de extrema importância na indústria de semicondutores a nível global, esses acontecimentos também derrubaram os papéis de outras gigantes de hardware, como a NVIDIA, que fechou o pregão de ontem em queda de 4%, levando a NASDAQ a encerrar o dia em retração de 1%.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Papel da ASML na indústria tecnológica mundial

Não é à toa esse efeito em cascata na NASDAQ, que conta com milhares de empresas de tecnologia de grande valor em sua cartela, inclusive a holandesa, peça-chave na indústria tecnológica como um todo.

Equipamento EUV da ASML, especialidade da empresa (Foto: Divulgação/ASML)

A ASML (Advanced Semiconductor Materials Lithography) é a única companhia do mundo a fabricar o maquinário necessário para a produção de semicondutores. Chamada de EUV, essas máquinas de litografia fazem uso de luz ultravioleta extrema para a fabricação de chips variados em um processo de produção avançado e extremamente complexo.

Por ser a única fornecedora de equipamentos EUV em todo o mundo, as gigantes de hardware dependem dela, especialmente fabricantes de semicondutores como TSMC, Intel e Samsung, que dominam o mercado, além de outras menores.

Ou seja, NVIDIA, AMD, Apple, Intel e Qualcomm são alguns dos clientes que podem ter suas demandas afetadas em algum nível, especialmente quando falamos de chips voltados para inteligência artificial, seja para o mercado doméstico com os AI PCs e smartphones, ou industriais com chips da NVIDIA, AMD e Intel.

A ASML é líder nesse segmento na Europa e tem valor de mercado atual de cerca de US$ 277 milhões (257 milhões de euros). Entre os mercados que fazem uso de seu serviço está a China, representando 47% de todas as vendas da holandesa no trimestre passado.

Processo de produção de semicondutores (Foto: younis67/Unplash)

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box