Maior avião elétrico do mundo fará 1º voo em 2025; conheça o Heart X1
A Heart Aerospace, startup sueca especializada em aviões híbridos-elétricos, anunciou na última terça-feira (26), que o Heart X1, maior avião elétrico do mundo, fará seu voo inaugural no comecinho de 2025.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Embraer mostra primeiro protótipo de carro voador em tamanho real Exército Brasileiro terá drones com mísseis pela primeira vez
Em comunicado oficial, a empresa fundada em 2019 e sediada em Gotemburgo revelou que o local escolhido para a decolagem do voo histórico foi o Aeroporto Internacional de Plattsburgh, que fica localizado no Vale Champlain, próximo a Nova York.
“A decisão da Heart Aerospace de conduzir seu voo experimental totalmente elétrico a partir do Aeroporto Internacional de Plattsburgh reflete o forte compromisso do Condado de Clinton em avançar tecnologias de transporte de próxima geração”, comemorou Mark Henry, Presidente da Legislatura do Condado de Clinton.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
De acordo com a fabricante, o voo inaugural do Heart X1 será um marco na história, pois a aeronave experimental servirá para “validar as capacidades da inovadora tecnologia de propulsão elétrica da Heart”.
Exciting news! Heart plans first fully electric experimental flight of Heart X1 at upstate New York’s Plattsburgh International Airport in 2025. https://t.co/1i1wFv05IL#Aerospace #Innovation #Electrification #Climateaction #Futureofflight #Electricaircraft
— Heart Aerospace (@heartaerospace) November 26, 2024
Como é o maior avião elétrico do mundo?
O Heart X1 é uma espécie de “protótipo” do ES-30, avião projetado para operar em pistas de até 1,1 km de comprimento e que conta com um sistema híbrido-elétrico, com capacidade para voar distâncias de até 400 quilômetros.
No caso do Heart X1, que se tornará o maior avião elétrico do mundo a entrar em atividade já no início de 2025, ele possui envergadura de 32 metros (de uma ponta da asa a outra) e outras características bastante interessantes.
Os aviões comerciais elétricos têm o potencial de reduzir os custos operacionais para as companhias aéreas dos EUA, criando uma oportunidade poderosa de restabelecer rotas aéreas regionais que estimulam economias locais, impulsionam o turismo e melhoram o acesso a centros urbanos”, resumiu o CEO da Heart Aerospace, Anders Forslund.
Avião Heart X1 (Divulgação/Heart Aerospace) Avião Heart X1 (Divulgação/Heart Aerospace) Avião Heart X1 (Divulgação/Heart Aerospace) Avião Heart X1 (Divulgação/Heart Aerospace)
Segundo a fabricante sueca, o Heart X1 terá “sustentabilidade e eficiência inigualáveis” em rotas de curta distância. A expectativa é que o avião alcance até 200 quilômetros de autonomia por voo no modo 100% elétrico, algo inédito na aviação mundial até o momento.
Leia também:
Gulfstream G700: Avião que voa quase na velocidade do som acumula recordes Avião supersônico quer fazer Sydney-Londres em apenas 2 horas
VÍDEO: Como um avião é fabricado? Visitamos a linha de montagem da Airbus na Alemanha
Leia a matéria no Canaltech.