Linha AMD Ryzen Z2 vai ter três modelos com 12 CUs, revela vazamento
A próxima geração de processadores AMD Ryzen Z2, especialmente voltada para portáteis, vai contar com três modelos diferentes, todos com 12 Compute Units (CUs). É isso que aponta o vazamento mais recente sobre a linha, que descarta a possibilidade de uma CPU com 16 unidades.
A informação vem de Golden Pig Upgrade Pack, no Bilibili. O “vazador” tem um histórico consistente com seus rumores e diz que o suposto Ryzen Z2 Extreme X, com 16 CUs, foi cancelado. Assim, ficariam três SKUs:
Fonte: Bilibili
Ryzen Z2E com 12 CUs RDNA 3.5
Ryzen Z2 com 12 CUs RDNA 3
Ryzen Z2G com 12 CUs RDNA 2
Chama a atenção que, se o vazamento estiver correto, a AMD optou por mudar a geração da arquitetura RDNA em vez da contagem de núcleos. Assim, todos os modelos Z2 contam com 12 CUs, mas com diferentes desempenhos.
O pessoal do Tom’s Hardware especula que o processador com 16 núcleos pode ter sido abandonado por causa de demanda energética. Uma vez que esses são modelos customizados para portáteis, a eficiência fica especialmente importante.
Fonte: AMD
Além disso, o site estima ainda que o Ryzen Z2G pode ser um Ryzen 6000 modificado, com base em suas especificações.
Ryzen Z2 Extreme chega no início de 2025
Ainda estamos na fase de rumores e vazamentos, então como sempre é importante um pouco de ceticismo. Além disso, não sabemos se veremos um lançamento conjunto para os três SKUs da nova linha Ryzen.
A AMD confirmou oficialmente o lançamento do Ryzen Z2 Extreme para o início de 2025. Esse é o modelo que aparece como “Z2E” no post de Golden Pig, o mais avançado da linha. Há especulações de que veremos o chip no próximo Legion ou ROG Ally, mas nada oficial no momento.
Mais sobre AMD Ryzen Z2:
APU AMD Ryzen Z2 Extreme terá configuração com 8 núcleos
AMD detalha processadores Ryzen Z2 para portáteis
AMD promete Ryzen Z2 Extreme para o início de 2025
Os processadores da AMD têm sido a escolha de muitas fabricantes de PCs portáteis para jogos, então provavelmente veremos os Z2 e Z2G em uma coleção de produtos mais acessíveis a partir do ano que vem.