Left 4 Dead 2 ganha path tracing com RTX Remix (mas é MUITO pesado)
Pode não parecer, mas Left 4 Dead 2 já tem mais de 15 anos de idade, algo que o torna o candidato perfeito para modders utilizaram o RTX Remix, ferramenta da NVIDIA que possibilita remasterizar texturas, modelos e até mesmo incluir ray tracing (ou path tracing) em jogos.
Agora, um grupo de fãs realizou exatamente isso e implementou path tracing no clássico game da Valve, mudando drasticamente a apresentação visual com materiais com propriedades físicas e uma iluminação muito realista. Venha ver!

Imagem: MxBenchmarkPC/YouTube
Left 4 Dead 2 com path tracing é incrível, mas bem pesado
Recentemente, o canal MxBenchmarkPC publicou um vídeo comparando Left 4 Dead 2 com path tracing em relação a sua versão original. Além de ser possível ver os aprimoramentos gráficos lado a lado, também podemos ver o custo de performance altíssimo que o uso de ray tracing total traz. Confira:
Como você pode observar no vídeo acima, a atmosfera do game muda drasticamente com o uso de luzes e sombras dinâmicas calculadas por ray tracing, trazendo cenários bem mais realistas, densos e aterrorizantes.

Imagem: MxBenchmarkPC/YouTube
Entretanto, como vemos nos testes do canal MxBenchmarkPC, mesmo uma GeForce RTX 5080 tem dificuldades em manter tudo acima de 60 fps, seja em 4K ou 1440p (e com DLSS Qualidade ou Performance).
A única saída parece ser utilizar geração de frames por IA com o DLSS 4, mas é difícil dizer o quanto isso pode ajudar, já que mesmo com ele ativo, em alguns momentos o desempenho não parece mudar muito. Por ser um projeto feito com o RTX Remix por fãs, é possível que algum bug esteja causando esses problemas de otimizações.

Imagem: MxBenchmarkPC/YouTube
A versão RTX Remix de Left 4 Dead 2 já está disponível para download gratuitamente, mas é bom se preparar para ter um PC bem poderoso para rodar.
Fonte: via MxBenchmarkPC/YouTube