Leaker reforça que o Nintendo Switch 2 pode contar com joysticks de tecnologia Hall Effect
Uma possível mudança significativa no controle do Nintendo Switch 2 pode estar em andamento, de acordo com rumores recentes divulgados pelo leaker NextHandheld. A nova geração de Joy-Con deverá incluir joysticks com tecnologia Hall Effect, que, elimina um dos maiores problemas dos controles do modelo anterior: o drift.
Essa falha recorrente, que causa movimentos fantasmas no jogo, gerou inúmeras reclamações e até processos judiciais contra a Nintendo desde o lançamento do Switch original.
Nintendo/Reprodução
Os joysticks Hall Effect utilizam sensores magnéticos para registrar movimentos, eliminando o contato físico entre componentes internos.
Veja também: Nintendo Switch 2 deve trazer Joy-Cons com funcionalidade de mouse, sugere trailer de anúncio
Essa tecnologia reduz o desgaste mecânico e aumenta a durabilidade dos controles, tornando-os imunes ao drift. Aliás, a solução já é bem conhecida no mercado, mas especialmente a partir de acessórios de terceiros.
Nintendo pode ser a primeira a implementar Hall Effect por padrão
Caso a Nintendo confirme realmente o recurso, o Nintendo Switch 2 será o primeiro console das três grandes fabricantes do mercado que usa a tecnologia Hall Effect já fora da caixa.
Enquanto a Nintendo não confirma oficialmente a adoção dessa tecnologia nos Joy-Cons do Switch 2, NextHandheld destacou em redes sociais que descobriu a presença do recurso durante um teardown dos novos controles.
Desde 2017, o drift nos Joy-Cons foi uma dor de cabeça para a Nintendo, levando a empresa a admitir o problema publicamente.
Imagem: NIntendo/Reprodução
Rumores sobre a utilização de Hall Effect nos novos Joy-Cons surgiram em 2023, mas ganharam força após o anúncio oficial do Nintendo Switch 2 em janeiro de 2025.
Veja também: Nintendo Switch 2: vazamento revela suposto clock da CPU e GPU
Embora a Nintendo não tenha fornecido datas exatas, o console é esperado para o mercado a partir de junho de 2025. Caso os rumores se confirmem, a adoção dos joysticks Hall Effect no Switch 2 pode representar uma mudança importante para a confiabilidade dos controles e talvez influencie outros fabricantes a adotarem soluções semelhantes.
Especificações do Nintendo Switch 2 (rumores e vazamentos)
A tabela abaixo foi montada a partir de informações mostradas na foto vazada da placa mãe do dispositivo, com outras informações também de rumores recorrentes.
Todas as informações devem ser consideradas como rumores, e não são confirmadas completamente até um anúncio oficial do novo console pela Nintendo.
ComponenteEspecificaçãoArquiteturaARM CortexAPUNVIDIA Tegra T239, menos de 1.8 GHzSoC CPU8-core A78C,SoC GPUNVIDIA Ampere, 1536 CUDA cores. (561 MHz em modo portátil e 1.007,3 MHz em modo dock)Memória RAM12GB LPDDR5X, 7500 MT/s.Armazenamento Interno256GB UFS 3.1 (Kioxia).Tela8″, 1080p, 60Hz, LCD (talvez semelhante ao PS Portal)BateriaPossivelmente 20Wh.Carregador60WPesoNão confirmado.Dimensões27.0 x 11.6 x 1.4 cm.ConectividadeWi-Fi e Bluetooth (MT3681AEN).Sistema OperacionalCustomizado pela Nintendo.Controlador USBGenesys Logic GL852G, USB 2.0 para Joy-Cons.Leitor de CartuchosMegaChips B2349; retrocompatível com cartuchos antigos.Controlador de MemóriaPI2SSD 3212NCE, otimizado para novos cartuchos.Chip de ÁudioRealtek ALC5658Leitor NFCPN7160B1HN/C100 para amiibos.Controlador USB-CCYPD6228-96BZXI, para carregamento e acessórios.Leitor de Cartões SDSuporte esperado para SD Express.