Larva do tamanho de linguiça vira besouro que ergue 850 vezes o próprio peso
Com nome de herói e semideus grego, o besouro-hércules (Dynastes hercules) figura na lista dos maiores insetos existentes. Tal qual no mito, em que Hércules mata a Hidra e o Leão da Nemeia com sua força sobre-humana, esse pequeno inseto joga longe seus oponentes.
No entanto, para chegar a esse ponto, ele passa por uma longa metamorfose, assim como as borboletas. Uma simples e pequena larva se torna uma larva do tamanho de uma linguiça, em um casulo feito de fezes, que cerca de 21 meses depois dá origem ao enorme inseto (veja mais detalhes abaixo).
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Veja 7 curiosidades sobre a Baleia Azul, o maior mamífero do mundo De aranhas-saltadoras a assassinas: os aracnídeos mais bizarros do mundo
Segundo a bióloga Cássia Praiero, a ordem dos besouros, chamada de Coleoptera, é a mais diversa dentro do grupo
dos insetos. “Aqui no Brasil temos uma ampla diversidade”, afirma. A seguir, veja mais curiosidades sobre essa e outras espécies de besouros, explicadas pela bióloga.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Como ele consegue erguer 850 vezes o próprio peso?
Isso só é possível graças aos seus dois grandes chifres, um localizado na região da cabeça e outro no tórax, que funcionam como um alicate.
Segundo o Instituto Butantã, essa “arma” é exclusividade dos machos da espécie e é usada nas disputas por território e na conquista por uma fêmea durante o processo reprodutivo. Assim, o animal consegue capturar e esmagar seus oponentes. Quando não esmaga, acaba por jogá-los para longe.
Como é sua metamorfose?
Com cerca de 18 centímetros de comprimento e uma coloração esverdeada, amarelada ou castanha com tons metalizados, o imponente inseto tem, na fase adulta, características marcantes que servem tanto para assustar inimigos quanto para se impor.
Mas todos esses detalhes só surgem depois de uma longa metamorfose, que dura até 21 meses. Nela, a larva do animal se desenvolve até ficar do tamanho de uma linguiça, em um casulo constituído pelas próprias fezes do inseto. O tempo passa e de dentro dele emerge o besouro, irreconhecível. Uma das fases mais longas desse processo dura 465 dias. Veja esse processo:
Quais seus hábitos?
O besouro-hércules, adulto, tem hábitos noturnos e sai em busca de frutas pobres, caídas no solo, para se alimentar. No entanto, sua alimentação varia conforme as fases da vida: quando larva, prefere madeira de árvores caídas e quando se torna uma pupa, para passar pela metamorfose, ele não se alimenta.
Ainda segundo o Butantan, esse inseto ajuda na decomposição da matéria orgânica presente nas florestas, atuando como um reciclador. Ele é nativo das florestas tropicais das Américas Central e do Sul.
“Por isso, o besouro-hércules desempenha um papel importante para a manutenção dos ecossistemas tropicais, contribuindo para a fertilidade do solo, dentre muitas outras coisas”, descreve a página do instituto dedicada ao inseto.
Existe alguma diferença entre besouro e escaravelho?
Cássia explica que, na verdade, o escaravelho é um tipo de besouro e fica em outra ordem, abaixo da Coleptera, chamada de Scarabaeidae. Eles são bem menores, mas possuem mais comumente as cores metálicas e brilhantes.
Leia também:
Aurora boreal brilhou no Ano Novo nos EUA e Europa; veja fotos Ártico deve ficar sem gelo em sete anos, preveem cientistas
VÍDEO: Kindle Colorsoft: vale a pena?
Leia a matéria no Canaltech.