EconomyNewsTop Stories

Jogo brasileiro é banido por recriar ataques do Hamas

O jogo brasileiro conhecido como October 7, criado pelo desenvolvedor brasileiro-palestino Nidal Nijm, foi banido no Reino Unido após intervenção da Counter Terrorism Internet Referral Unit (CTIRU), divisão de combate ao terrorismo da polícia britânica, por suposta ligação com Hamas.

Isso porque o jogo gerou grande controvérsia por permitir que os jogadores recriem ataques atribuídos ao Hamas. Como se isso não fosse o suficiente, ele permite com que os jogadores consigam recriar diversos atos terroristas, incluindo explosões de bombas e invasões de bases militares israelenses.

Foto: Reprodução/Steam

A Steam recebeu uma ordem formal para remover o título da loja no Reino Unido. O trailer do jogo mostra cenas de jogadores atacando bases israelenses, utilizando parapentes para infiltração e executando soldados.

Entretanto, apesar de não citar explicitamente o Hamas, os elementos visuais e diálogos remetem ao grupo. Isso porque é possível encontrar alguns terroristas com faixas verdes e personagens que mencionam “cintos explosivos para atacar sionistas”.

Leia mais

Game Pass é sucesso entre os brasileiros

171: “GTA brasileiro” é adiado para 2025

Google Play dá apoio a 10 estúdios de jogos independentes da América Latina

Criador brasileiro se defende de acusações sobre inspiração de ataques atribuídos ao Hamas

Em entrevista ao portal especializado 404, Nijm se defendeu e alegou que o banimento foi motivado pela natureza política do jogo. Isso porque o título aborda o conflito entre Israel e Palestina. Ele também comparou o título à franquia Call of Duty, que permite aos jogadores encenar ataques terroristas em cenários fictícios.

Foto: Reprodução/Steam

O pedido para bloquear meu jogo no Reino Unido veio da CTIRU. Isso demonstra que as autoridades veem o jogo como propaganda.

disse na página da Steam

De acordo com informações divulgadas pelo site, versões anteriores do jogo continham cenas explícitas, como a decapitação de soldados israelenses e atos de violência extrema. Por fim, Nijm confirmou que o jogo foi rotulado como propaganda terrorista pelas autoridades britânicas.

Fonte: O Globo

Facebook Comments Box