Trending

Jogadores preferem jogos singleplayer, revela pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Midia Research e divulgada nesta última quinta-feira (3) revelou que a maioria dos jogadores ainda prefere jogos singleplayer. Entretanto, destacou o domínio dos jogos apontados como de serviço contínuo presentes atualmente no mercado.

O relatório destaca que 53% dos jogadores optam por jogar sozinhos, mesmo com o sucesso financeiro de títulos multiplayer e de live-service, como Fortnite e League of Legends.

Nos últimos anos, o mercado de jogos viu um aumento significativo na popularidade dos jogos de serviço contínuo, que se mantêm ativos por meio de atualizações regulares e monetização através de compras in-game. No entanto, o excesso de títulos desse gênero tem tornado o ambiente altamente competitivo, dificultando a inserção de novos jogos.

O relatório também observa que os desenvolvedores AAA estão tentando replicar o sucesso desses jogos multiplayer. Entretanto, muitos desses estúdios conhecidos pelos jogos singleplayer enfrentaram dificuldades ao tentar adotar o modelo de serviço contínuo. Exemplo disso foi a não conclusão do coop de The Last of Us.

Estúdios como Creative Assembly, Naughty Dog e Crystal Dynamics, interromperam o desenvolvimento de seus projetos multiplayer devido à baixa recepção do público. A pesquisa sugere que o risco envolvido no lançamento de novos jogos multiplayer em um mercado saturado pode ser maior do que investir em títulos singleplayer.

Leia mais

Horizon Online é o próximo grande jogo da Guerrilla [RUMOR]

Avowed não terá multiplayer, porque foca onde a Obsidian é forte

Dev de World of Warcraft indica modo single-player em nova expansão

Rotina dos mais velhos aponta preferência ao singleplayer

A pesquisa aponta que os jogos singleplayer ainda oferecem uma oportunidade significativa para desenvolvedores e distribuidores. Entretanto, reconhece que o mercado de jogos multiplayer e live-service é o que atrai a maior parte do investimento e atenção dos jogadores.

Recentemente, jogos como Elden Ring e Black Myth: Wukong apareceram como exemplos de investimento em singleplayer, segundo a pesquisa. Além disso, é importante considerar que os títulos venderam 25 milhões e 20 milhões de unidades vendidas, respectivamente.

Foto: Divulgação/Valve

Além disso, a análise da MIDiA indica uma correlação entre a idade dos jogadores e a preferência por experiências singleplayer. Jogadores com mais de 25 anos, que possuem compromissos e horários mais apertados, tendem a optar por jogos que não exigem interação constante com outros jogadores, como é o caso dos jogos multiplayer.

Dessa forma, a correria do dia a dia acaba sendo responsável por mudar o comportamento e padrão dos jogadores. Isso porque o estilo de vida mais corrido faz com que o público mais velho seja um alvo interessante para os desenvolvedores de jogos singleplayer.

Fonte: Midia Research

Facebook Comments Box