Jogadores de PC focam mais no PvE do que os de consoles, revela Newzoo
Embora quem joga no PC tenha a vantagem de não precisar pagar assinaturas para jogar online títulos competitivos, uma nova pesquisa da Newzoo mostra que aqueles que preferem a plataforma vêm dando mais atenção a experiências PvE. Segundo a empresa, quem se dedica aos consoles atualmente é mais propenso a entrar em experiências online na qual é preciso derrotar outras pessoas.
A companhia afirma que usou dados de telemetria para avaliar o comportamento de mais de 1 milhão de jogadores até chegar a suas conclusões. Segundo ela, 58% dos games que os usuários do Steam acessaram em 2025 são focados em tipos de experiências não competitivas com elementos PvE.

Em compensação, 42% dos jogadores do PlayStation, e 41% dos do Xbox deram prioridade a jogos com elementos cooperativos. A Newzoo afirma que essa tendência do PC se direcionar aos títulos PvE é natural e pode ser observada desde 2021, quando 47% dos usuários do Steam preferiam comprar experiências da categoria.
PC se beneficiou do crescimento de jogos sociais
A empresa de pesquisas afirma que a mudança de comportamento é resultado do aumento de popularidade daquilo que ela chama de “jogos sociais”. Citando títulos como Helldivers 2, Schedule I e Lethal Company, a companhia explica que muitas pessoas continuam jogando online, mas preferem fazer isso colaborando com outros.

A PC Gamer afirma acreditar que a plataforma também tem a vantagem de ser mais aberta a experiências gratuitas e de desenvolvedores independentes. Assim, games que têm ideias que fogem do comum conseguem ganhar mais espaço entre quem joga nos computadores, permitindo uma transformação de hábitos mais acelerada.
Apesar de destacar a ascensão do PvE, a pesquisa da Newzoo não faz distinção entre games do estilo que são online e aqueles com características somente single player. Além disso, ela só faz a distinção entre a quantidade games de um estilo que uma pessoa pode ter jogado, e não quantas horas ela dedicou a cada um deles. Assim, ela não considera que, enquanto alguém compra mais jogos PvE, a maior parte de seu tempo ainda pode ser dedicada ao PvP.
Fonte: PC Gamer