Jensen Huang diz que chips IA da NVIDIA avançam bem mais rápido que a Lei de Moore
Jensen Huang, o CEO enjaquetado da NVIDIA, declarou em entrevista recente que os chips para IA de sua empresa estão avançando “bem mais rápido que a Lei de Moore”. Essa é uma ideia que o executivo mencionou durante sua keynote para a CES 2025, quando foram reveladas as RTX 50, mas que desenvolveu melhor conversando com o TechCrunch.
“Nossos sistemas estão progredindo bem mais rápido que a Lei de Moore”, declarou Huang. “Nós podemos fazer a arquitetura, o chip, o sistema, as bibliotecas e os algoritmos, tudo ao mesmo tempo. Se você fizer isso, então você pode se mover mais rápido que a Lei de Moore, porque você pode inovar em todas as etapas”.
Fonte: NVIDIA
A Lei de Moore se baseia uma previsão de Gordon Moore, de 1965. O co-fundador da Intel declarou na época que o número de transistores em componentes de computador mais ou menos dobrariam todo ano, quase dobrando sua performance e reduzindo custos.
Fonte: NVIDIA
A “lei” se provou verdadeira por anos, apesar de ter desacelerado mais recentemente. Não é o caso para componentes de IA, segundo o chefe da NVIDIA. Ele diz que seus chips Blackwell para data centers são mais de 30 vezes melhores para inferência de IA do que a geração anterior.
CEO da NVIDIA aposta tudo em performance
Em sua entrevista com o TechCrunch, o chefe da NVIDIA deixou evidente sua crença que investir em performance é o único caminho para IA. O executivo acredita que essa vai ser a melhor maneira de também reduzir os custos, que têm sido um fator complicado para muitas empresas.
“A Lei de Moore foi tão importante na história da computação porque ela reduziu custos”, disse Huang. “A mesma coisa vai acontecer com inferência onde nós elevamos a performance e, como resultado, o custo da inferência vai ser menor.”
Notícias relacioandas:
AO VIVO | Assista online a apresentação da NVIDIA na CES 2025
NVIDIA GeForce RTX 5090 é anunciada, a GPU mais rápida do mundo
NVIDIA lança Projeto DIGITS: supercomputador de IA promete revolucionar computação doméstica
Por fim, o co-fundador da NVIDIA torna mais explícito o que ele quer dizer com “bem mais rápido” que a Lei de Moore, declarando que os chips IA atuais da empresa são até 1.000 vezes mais avançados do que os de 10 anos atrás.