DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

iPhone 16e registrou crescimento anual em vendas quando comparado ao SE (3ª geração)

iPhone 16e

O iPhone 16e chegou com tudo e já está vendendo mais do que o iPhone SE de terceira geração vendeu no seu lançamento. A novidade, é claro, dá um gás extra para a Apple no concorrido mercado de celulares intermediários.

Segundo dados da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), o 16e representou 7% de todas as vendas de iPhones nos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2025 — um desempenho melhor que o do SE no mesmo período do ano passado.

Esse bom começo ajudou a linha iPhone 16 a alcançar 74% das vendas de iPhones no país, contra 68% da geração anterior, o iPhone 15, no mesmo trimestre de 2024. A diferença veio justamente com a chegada do 16e, que preenche um espaço que antes ficava entre os modelos mais básicos e os flagships.

Muito embora abra mão da Ilha Dinâmica (Dynamic Island), do MagSafe e da câmera ultra-angular, o iPhone 16e traz o chip A18 e uma tela OLED 1 de 6,1 polegadas. Aliado ao preço mais em conta, ele parece conquistar quem quer um iPhone novo, mas sem gastar tanto.

Outro reflexo do sucesso do 16e é a queda na participação de modelos antigos nas vendas. De acordo com a CIRP, as vendas de dispositivos com mais de um ano de lançamento caíram de 32% para 26% em comparação ao ano anterior.

Isso mostra que mais pessoas estão preferindo comprar um modelo novo, acessível e com visual atualizado, em vez de apostar em versões antigas com desconto.

Ainda não se sabe se a Apple vai lançar uma nova versão “e” todo ano, como faz com os modelos principais, ou se vai seguir o ritmo mais lento da linha SE — há quem diga, inclusive, que os testes de produção do “iPhone 17e” estariam próximos de iniciar.

Uma coisa já está clara: o iPhone 16e acertou em cheio ao ocupar um espaço que por muito tempo foi dominado por concorrentes Android. Além disso, ajuda a deixar a linha da Maçã mais enxuta e coerente, com opções para todos os bolsos.

CIRP também aponta queda na venda dos modelos Pro

Ainda de acordo com a CIRP, o iPhone 16 está ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores, conforme notado pelo 9to5Mac.

No primeiro trimestre de 2025, ele foi responsável por 20% das vendas de iPhones nos Estados Unidos — um salto em relação aos 14% que o iPhone 15 havia registrado no mesmo período do ano passado.

Por outro lado, os iPhones 16 Pro e 16 Pro Max tiveram uma leve queda: juntos, responderam por 38% das vendas, abaixo dos 45% alcançados pelos modelos equivalentes da linha iPhone 15 um ano antes. Já o iPhone 16 Plus manteve a mesma participação que o 15 Plus, sem grandes mudanças.

Esses números, segundo a pesquisa, reforça a alta na preferência por modelos mais acessíveis, mesmo entre quem quer um iPhone novo. A tendência pode sinalizar que mais consumidores estão buscando equilíbrio entre preço e tecnologia — deixando um pouco de lado os modelos mais caros da linha.


iPhones 16 Pro e 16 Pro Max (miniatura)
Comprar
iPhones 16 Pro e 16 Pro Max
de Apple
Preço à vista: a partir de R$9.449,10
Preço parcelado: a partir de R$10.499,00 em até 12x
Cores: Titânio-deserto, Titânio natural, Titânio branco ou Titânio preto
Capacidades: 128GB, 256GB, 512GB ou 1TB

iPhones 16 e 16 Plus (miniatura)
Comprar
iPhones 16 e 16 Plus
de Apple
Preço à vista: a partir de R$7.019,10
Preço parcelado: a partir de R$7.799,00 em até 12x
Cores: ultramarino, verde-acinzentado, rosa, branco ou preto
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB

iPhone 16e (miniatura)
Comprar
iPhone 16e
de Apple
Preço à vista: a partir de R$5.219,10
Preço parcelado: a partir de R$5.799,00 em até 12x
Cor: branco ou preto
Capacidade: 128GB, 256GB ou 512GB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via AppleInsider

Notas de rodapé

1    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.
Facebook Comments Box