EconomyFeaturedNewsTop Stories

Investidores processam mineradora de bitcoin alegando fraude e pedem milhões

Vários investidores de uma mineradora de bitcoin ingressaram com um processo na justiça, alegando fraude perpetuada por uma empresa do Texas, nos Estados Unidos.

Reunindo dezenas de empresas mineradoras de bitcoin e com uma regulação amigável, o Texas tem reunido diversos negócios de criptomoedas. Além disso, o próprio governador tem apoiado a regulação pró-cripto e até uma reserva estadual de bitcoins texana, o que incentiva um cenário promissor.

Contudo, o novo escândalo na justiça joga luz sobre possíveis empresas operando de forma irresponsável no ecossistema.

Investidores de mineradora de bitcoin que opera do Texas alegam fraude da empresa

De acordo com apuração do Livecoins, o grupo de investidores que entrou com uma ação judicial alega fraude cometida pelos fundadores da Rhodium Enterprises (RHDM). A empresa opera uma fazenda de mineração de bitcoin sediada em Rockdale, Texas.

No processo movido por advogados do escritório Iacuone McAllester Potter, os clientes alegam que os executivos da Rhodium e da Imperium Investiments Holdings intencionalmente enganaram os investidores. Assim, captaram mais de 33 milhões de dólares, ocultando informações críticas de alto risco do negócio.

Em um trecho do processo, a defesa dos investidores alega que “os réus intencionalmente enganaram e mentiram aos demandantes para garantir seu investimento multimilionário para que os réus pudessem enriquecer pessoalmente a si próprios e à Imperium.

De acordo com o processo já na justiça, o esquema enganoso se expandiu para inflar as projeções de crescimento futuro da Rhodium. Assim, prometia falsamente um aumento substancial de lucros para os investidores com a expansão das operações.

Disputa com outra gigante mineradora pode ter ampliado problemas

O processo alega que os réus não divulgaram a venda iminente das instalações operacionais da Rhodium para a Riot Blockchain. Esta última, uma gigante concorrente direta. Ou seja, resultou em um conflito direto envolvendo os principais contratos de energia, o que segundo os documentos apresentados, tal omissão foi determinante para enganar os investidores.

O texto da ação afirma que, se os autores soubessem que estavam investindo milhões de dólares em uma startup com capital limitado, como a Rhodium, que seria colocada em competição direta com uma gigante da indústria como a Riot, com mais de US$ 1 bilhão em reservas de caixa, eles jamais teriam feito o investimento.

Por fim, o processo enfatiza que a disputa pelos contratos de energia, descritos pelos réus como valendo centenas de milhões de dólares e oferecendo segurança ao investimento, foi um fator chave na decisão dos investidores, que acabaram sendo prejudicados pela falta de transparência. O caso segue sob apuração judicial e a Rhodium ainda não se manifestou.

Fonte: Investidores processam mineradora de bitcoin alegando fraude e pedem milhões

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Facebook Comments Box