Inusitado? Startup vai instalar painéis solares em trilhos de trem
A energia solar está por toda parte, mas vai chegar em um local ainda mais inusitado: trilhos de trem. A startup suíça Sun-Ways está aproveitando um espaço disponível e pouco aproveitado para instalar painéis solares, com expectativa de atender a demanda de um terço do transporte público de todo o país.
Um projeto piloto foi aprovado e está previsto para começar em 2025.
Painéis solares vão parar em local inusitado
Fazendas solares e telhados de edifícios são locais comuns de se ver painéis solares. Trilhos de trem? Nem tanto. A ideia da Sun-Ways foi usar um espaço sub-aproveitado para aumentar ainda mais a geração de energia limpa.
A startup vai instalar as placas removíveis no vão entre os trilhos ferroviários da Suíça. Conheça mais sobre a iniciativa:
Cada painel mede 1 metro x 1,7 metro e tem um filtro antirreflexo para evitar brilho;
Eles se ajustam ao formato do trilho para facilitar a instalação e remoção, mas também podem ser adaptados para estruturas não padronizadas;
O design foi pensado para que os painéis solares sejam retirados durante a manutenção dos trilhos e, depois, recolocados;
Testes mostraram que a estrutura suporta trens passando por cima a até 150 km/h e ventos de 240 km/h;
A expectativa é que a neve diminua a eficiência de geração solar dos painéis. Nesse caso, a startup planeja a instalação de escovas capazes de limpar a sujeira.
Painéis solares poderão abastecer transporte público
Os painéis solares podem ser instalados manualmente, mas, para facilitar ainda mais o trabalho, a startup criou uma máquina capaz de encaixar até 1 mil metros quadrados de painéis solares por dia.
A expectativa é que a novidade atenda à necessidade de eletricidade de quase um terço do setor de transporte público na Suíça, evitando a emissão de mais de 200 mil toneladas de CO₂. A energia solar produzida também pode ser aproveitada para abastecer infraestruturas próximas, como interruptores ou estações.
Leia mais:
Novo material promete substituir painéis solares e carregar de tudo
Vale a pena instalar energia solar em casa?
O que é, como funciona e quais as vantagens de usar energia solar?
Iniciativa está próxima de sair do papel
A empresa teve que solicitar um requerimento ao Federal Office of Transport da Suíça, órgão responsável pela regulação desse tipo de empreendimento. O plano foi inicialmente negado, mas fez as devidas correções e recebeu aprovação para um projeto piloto em um trecho de 100 metros.
Serão cerca de 48 painéis solares instalados em 2025, capazes de gerar 18 kWp. Durante o teste, os trens rodarão a 70 km/h.
O post Inusitado? Startup vai instalar painéis solares em trilhos de trem apareceu primeiro em Olhar Digital.