Internet da Starlink será levada para avião da Embraer; veja como vai funcionar
O avião E-175 da Embraer vai receber acesso à internet via satélite da Starlink. A novidade foi anunciada pela United neste domingo (5) após firmar uma parceria com a operadora do bilionário Elon Musk para implantar a rede nos jatos da companhia aérea americana.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp O que é Starlink? Saiba tudo sobre os satélites de Elon Musk! Internet via satélite: como funciona a internet vinda do espaço?
Em nota à imprensa, a empresa informou que será iniciado um programa de testes para instalar a conexão da operadora da SpaceX nos aviões da empresa em fevereiro.
A ideia é que o primeiro voo operacional com a tecnologia ocorra no primeiro semestre, em um jato E-175.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Em seguida, a empresa espera equipar toda a frota regional de duas cabines com a antena da Starlink até o fim do ano e ter o primeiro avião habilitado na linha principal nos próximos meses, até levar a operadora a toda sua frota.
“A partir de alguns meses, os clientes da companhia aérea desfrutarão do mesmo serviço de internet de alta velocidade e baixa latência no ar que desfrutam em terra”, disse a United. A empresa, vale lembrar, oferece voos do Brasil para os Estados Unidos.
Internet será gratuita no MileagePlus
Os passageiros também não terão custos extras para explorar a conexão com a internet via satélite. Segundo a United, todos os clientes do programa de milhas MileagePlus terão acesso gratuito.
Para usar a internet quando estiver disponível, os clientes só precisam se conectar à rede Wi-Fi disponível no interior da aeronave e, em seguida, fazer login, como ocorre em voos da Azul, Gol e Latam no Brasil.
Confira outras matérias do Canaltech:
Quais são os aviões comerciais da Embraer? 5 aviões icônicos da Embraer Como funciona a conexão via satélite para celulares
VÍDEO: O QUE É STARLINK? Como funciona a internet da SpaceX?
Leia a matéria no Canaltech.