DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Intel teria desistido de fazer uma Arc Battlemage high-end no ano passado

Os rumores da vez trazem más notícias para quem esperava ver uma placa de vídeo mais avançada na geração Battlemage de GPUs dedicadas da Intel. Aparentemente a empresa de fato planejava um modelo high-end baseado na arquitetura Xe2, mas teria desistido dessa tentativa ainda no ano passado.

As informações não são oficiais, mas vêm da interação entre dois conhecidos “vazadores” do mundo do hardware, com bom histórico em seus rumores sobre Intel. Jaykihn (@jaykihn0) postou nesta semana sobre o refresh de Arrow Lake-S, e Tomasz Gawroński (@gawroskit) aproveitou a deixa para lhe perguntar se o BMG-G31 estaria morto.

Captura de interação entre vazadores sobre GPU BMG-G31
Fonte: Jaykihn

O BMG-G31 é um suposto die de GPU que apareceu em vazamentos, que seria maior do que o BMG-G21 usado nas Arc B580 e Arc B570. Assim, as especulações apontavam para a possibilidade da Intel usar esse chip em uma Battlemage PRO ou em algum modelo mais avançado para PCs, como uma Arc B770 ou até uma B780.

Jaykihn responde categoricamente: “morreu no Q3 do ano passado”. Ou seja, no terceiro trimestre. Gawroński estranha a afirmação porque ainda tivemos vazamentos a respeito do die no quarto trimestre, e Jaykihn esclarece que o produto finalizado com a GPU “morreu” no Q3.

Vazador reitera que Battlemage high-end "morreu"
Fonte: Jaykihn

Battlemage não terá mais novidades?

Faz tempo que a Intel não faz declarações oficiais sobre suas arquiteturas gráficas, à exceção de updates de drivers. Dessa forma, fica cada vez menos provável que veremos algo diferente em Battlemage para o segmento doméstico.

Há rumores de que ainda teremos uma placa de vídeo dedicada baseada em Xe2 para o segmento profissional, uma Battlemage PRO de 24GB. Como no vazamento desse produto já foi mencionado que ele usaria o die BMG-G21 – o mesmo das Arc B580 e B570 -ainda existe a possibilidade que ele não esteja “morto”.

Notícias relacionadas:

Na mesma interação falando sobre o BMG-G31, Jaykihn também foi perguntado sobre a próxima geração de gráficos Intel, a Celestial. Infelizmente, o vazador não tinha informações para compartilhar sobre essas GPUs.

Via: TechPowerUp

Facebook Comments Box