Intel revela codinome Jaguar Shores para geração futura do acelerador Gaudi, para IA
A Intel mostrou nesta semana um novo roadmap para Gaudi que revela um nome que não havia aparecido ainda: Jaguar Shores. Esse é o codinome de uma geração futura do acelerador para IA, chegando depois ainda de sua nova geração mais próxima, atualmente conhecida como Falcon Shores.
Segundo o VideoCardz, a Intel tem planos de fazer uma distribuição em massa do Gaudi 3 no ano que vem, depois que o Gaudi 2 teve uma produção mais limitada. Como se sabe, a Intel vem buscando reestruturar diversas divisões e objetivos na companhia, a fim de reverter o cenário econômico de queda que a empresa enfrenta há um bom tempo.
Fonte: Intel
A linha Gaudi de aceleradores para IA traz produtos no formato ASIC, mas há indícios que isso pode mudar. A Intel teria planos de agregar esses produtos com GPUs para data centers, tudo com um mesmo nome para toda a família. Assim, se isso for adiante, Jaguar Shores pode não ser um ASIC, mas sim uma GPU, ainda com nome Gaudi.
É interessante lembrar que o CEO da Intel, Pat Gelsinger, chegou a mencionar uma “Falcon Shores 2” no ano passado. Assim, a Jaguar Shores poderia não vir imediatamente depois da primeira versão da Falcon Shores, mas também existe a possibilidade que Jaguar seja justamente o nome oficial da “Falcon Shores 2” – Gelsinger poderia ter usado o termo antes da geração ter um codinome oficial.
Fonte: Intel
Jaguar Shores vai ajudar a reestruturar aceleradores da Intel?
Ainda precisamos aguardar para ver como vai ficar a “família Gaudi” de produtos, se a Intel de fato seguir adiante com o plano de juntar mais linhas ao nome. No entanto, já é possível observar que o segmento de aceleradores da companhia tem passado por uma reestruturação para competir.
As GPUs baseadas em Ponte Vecchio já foram descontinuadas e suas sucessoras, baseadas em Rialto Bridge, foram canceladas no ano passado. Dessa forma, a empresa vai passar direto para Falcon e Jaguar Shores.
Notícias relacionadas:
Intel lança Gaudi 3 otimizado para IA generativa em larga escala
Intel Gaudi 3 custará $15 mil, metade da NVIDIA Blackwell B100
Intel fecha terceiro trimestre de 2024 com prejuízo
É interessante lembrar também que GPUs Ponte Vecchio estão presentes no supercomputador Aurora, que atualmente se encontra na terceira colocação da lista Top500 dos mais poderosos do mundo.