Intel Panther Lake-H: especificações de consumo de energia devem trazer maior eficiência em laptops [RUMOR]
Os processadores Intel Panther Lake-H (PTL-H), previstos para estrear em laptops ainda este ano, tiveram suas especificações preliminares de consumo de energia vazadas, conforme compartilhado pelo insider Jaykihn no Twitter, famoso por alguns leaks recentes.
Os chips, baseados na nova arquitetura Celestial, trarão configurações que sugerem maior foco em eficiência energética, buscando rivalizar diretamente com a AMD no mercado de dispositivos móveis.
Configurações e consumo de energia
A lista vazada descreve três variantes do Panther Lake-H, cada uma com combinações diferentes de núcleos de desempenho, eficiência e gráficos Xe.
O modelo mais robusto, com 16 núcleos no formato 4+8+4, apresenta um consumo de energia base (PL1) de 25W, enquanto atinge um pico de 64W em modo turbo (PL2). A configuração é direcionada a sistemas com GPUs dedicadas, como laptops de alta performance.
Divulgação/Intel
Outra variante, com 24 núcleos no arranjo 4+8+12, é projetada para dispositivos de ponta, apresentando o mesmo PL1 de 25W, mas um PL2 de 55W no modo padrão.
Com as especificações do Panther Lake-H, a Intel luta forte pela busca da eficiência energética, um campo onde a AMD tem liderado por anos
Quando configurado para desempenho máximo, o chip pode consumir até 80W de potência (cTDP Max), destacando sua capacidade para tarefas intensivas como renderização.
Já o modelo de entrada, com oito núcleos (4+0+4), é indicado para dispositivos como laptops básicos ou consoles portáteis. Ele opera com um consumo inicial de apenas 15W, atingindo até 44W em turbo.
Mesmo no modo de desempenho, o chip mantém números modestos, com 25W de base e 55W em pico.
Leia também:
Panther Lake tem mais detalhes revelados em vazamento, junto com Wildcat Lake
Intel confirma lançamento em breve de portáteis com CPUs Panther Lake e Arrow Lake-H
Intel Core Ultra 9 275HX supera Core i9-14900HX por 18% em multicore
Divulgação/Intel
Um passo à frente na eficiência
A Intel parece estar se aproximando do domínio da AMD em eficiência para dispositivos móveis.
Caso os Panther Lake-H realmente alcance este feito, a empresa realiza avanços importantes no consumo energético, principalmente quando comparados aos modelos anteriores da série Core Ultra 200H, que podiam ultrapassar os 100W.
A mudança significa uma retomada na estratégia da Intel de fortalecer sua posição no mercado, como demonstrado em seu crescimento de 2025, o segundo maior de sua história, mesmo após duras críticas do mercado e de figuras cativantes, como Bill Gates.
Os processadores serão produzidos no processo de 18A (1.8nm-class), com volume esperado para o segundo semestre de 2025 e lançamento em dispositivos comerciais no início de 2026. A Intel já havia destacado no CES 2025 que a família Panther Lake seria um marco em eficiência e potência.
Fonte: Jaykihn (X.com)