DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Intel investiga desempenho fraco de GPUs ARC junto a CPUs mais antigas

A Intel anunciou esta semana que está investigando alguns problemas recentes que envolvem o uso de GPUs ARC com algumas CPUs consideradas mais antigas. Reviews de modelos como a ARC B580 revelam quedas de desempenho expressivas quando eles são combinados com peças com configurações mais modestas.

Canais como o Hardware Unboxed e o Hardware Canucks já haviam apontado publicamente o problema, que acaba restringindo um pouco o propósito do componente. Embora seja vendido como uma opção barata para substituir modelos como a GTX 1660, o fato de ele exigir que todo o resto do sistema esteja atualizado para funcionar bem diminui bastante sua atratividade.

Em seus fóruns oficiais, a Intel afirmou que está ciente dos problemas relatados desde janeiro deste ano envolvendo “alguns games quando são pareados com processadores de gerações mais velhas”. A companhia também afirmou que expandiu a quantidade de sistemas que está usando em seus testes internos como forma de garantir mais otimizações futuras.

Solução ainda não tem data para chegar à linha Intel ARC

Investigações conduzidas pela comunidade indicam que os novos problemas da linha Intel ARC não estão relacionados ao uso da Resizable Bar. As GPUs desenvolvidas pela companhia são conhecidas por perder um desempenho considerável quando o recurso não é habilitado — o que não parece ser o caso.

Além da ARC B580, a questão também parece estar afetando o modelo B570, que também perde muito de sua eficiência quando pareado a CPUs mais antigas. Os testes da Hardware Kanucks foram conduzidos com o modelo Intel i5-9600K, enquanto a Hardware Unboxed usou o AMD Ryzen 5 2600 — em ambos os casos surgiram problemas semelhantes.

A questão se manifesta principalmente em games com uso intenso de recursos de CPU, e ambos os canais usaram os resultados obtidos pela RTX 4060 como base de comparação. Enquanto o modelo da NVIDIA é derrotado nos cenários em que processadores mais recentes são usados, ela se mostra superior naqueles em que a placa é combinada com peças mais antigas — o que pode ser o resultado de drivers pouco otimizados.

Fonte: Tom’s Hardware, VideoCardz

Facebook Comments Box