EconomyNewsTop Stories

Intel entrega 1ª amostra de CPU Panther Lake para Lenovo

O CEO da Intel, Pat Gelsinger, aproveitou o Lenovo Tech World 2024 nesta terça-feira (15) para mostrar pela primeira vez uma CPU Panther Lake. Ela deve chegar apenas no segundo semestre de 2025 e deve ser nomeado como Core Ultra 300 — focada no mercado de notebooks, mini-PCs e dispositivos gaming portáteis.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp AMD e Intel firmam parceria para fortalecer ecossistema de CPUs x86 Intel anuncia CPUs Core Ultra 200S focadas em eficiência energética

O processador é o primeiro produzido no processo de litografia 18A (1,8 nm) da própria Intel, com a inclusão de placa de vídeo integrada e NPU — componente específico para tarefas de inteligência artificial. 

Na apresentação, Pat Gelsinger afirmou que este será o próximo produto que chegará ao mercado e funcionará como o sucessor dos atuais Lunar Lake, lançados no início deste mês de outubro


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Queria dizer mais uma coisa antes de sair do palco. Vocês sabem que nós estivemos trabalhando na linha Meteor Lake, Lunar Lake e na linha Core Ultra para PC com grande tempo de bateria, processamento, GPU e NPU, mas não vamos parar por aí, não é? Então eu queria trazer a nossa primeira amostra da geração Panther Lake. Este será o nosso próximo produto fabricado em 18A que será lançado para dar sequência ao grande trabalho que acabamos de anunciar”, anunciou Gelsinger no palco do Lenovo Tech World 2024.

Estrutura dos Intel Panther Lake

CPUs Intel Panther Lake estão previstos para chegar ao mercado em 2025 (Créditos: Divulgação/Intel)

Os Intel Panther Lake utilizarão tecnologia de empacotamento 3D Forevos, com cada chip contendo cinco dies – sendo que nem todos eles serão usados para circuitos. O bloco computacional pode apresentar núcleos de desempenho Panther Cove e de eficiência Darkmont. 

Além disso, as novas CPUs mobile serão as primeiras a virem com placa de vídeo integrada com tecnologia gráfica Xe3 — provisoriamente chamada de “Celestial”. Mesmo que a versão utilizada seja a LPG, que prioriza a economia no consumo de energia, é importante ressaltar que não temos sequer as GPUs discretas da linha Xe2 (Battlemage) no mercado.

Foco no desempenho

 

Se a 15ª geração de processadores Intel está focada na eficiência, como ficou muito evidente na estreia dos Arrow Lake-S para desktops, a próxima terá o desempenho como destaque. Ainda não foi revelado o que será apresentado em termos de CPU e GPU para a linha Panther Lake, mas Pat Gelsinger já afirmou que a NPU terá duas vezes mais potência do que vimos nos Lunar Lake e até seis vezes mais potente do que o Meteor Lake (14ª Geração).

É importante notar que a fabricante não anunciou qual será a versão desktop de seus processadores para o ano de 2025, com rumores apontando que os chips Arrow Lake Refresh foram cancelados internamente – sem qualquer tipo de confirmação oficial neste caso.

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box