Intel encerra produção do cooler RS1 Laminar
Introduzido pela Intel em 2021 junto com as CPUs Alder Lake, o cooler RS1 foi oficialmente descontinuado pela fabricante. O modelo construído em alumínio ficou conhecido por suas características extremamente básicas, tendo sido criado com o objetivo de substituir o modelo-padrão usado anteriormente pela empresa.
Pesando 260 gramas e com um ventilador relativamente pequeno, o dispositivo era vendido como uma solução para resfriar chips de 65 watts. Durante sua breve história, ele chegou a acompanhar somente as CPUS Pentium Gold G7400 e Celeron G6900, que tinham um TDP de somente 46 watts.
Foto: Divulgação/Intel
Enquanto o modelo RS1 Laminar vai ser descontinuado, a Intel vai continuar produzindo outros modelos parecidos com ele. O cooler vai ser substituído pela versão RM1, já disponível no mercado, que traz características semelhantes, mas acompanha uma peça em cobre para a melhor dissipação de calor e traz um sistema de iluminação em LED.
Sucessor do RS1 é usado por várias CPUs
A decisão da Intel de encerrar de vez a produção do RS1 Laminar faz bastante sentido, especialmente dado como ele era usado de forma limitada. Seu sucessor, o RM1, além de trazer um design praticamente idêntico, já é adotado pela companhia em diversas CPUs da linha Core de 12ª, 13ª e 14ª gerações.
Foto: Divulgação/Intel
Ele também é empregado em modelos mais discretos, como o Pentium G7400 e o Intel Processor 300, o que já dava sinais claros de que a versão mais antiga não era mais tratada como uma prioridade. Enquanto o custo individual do modelo mais robusto pode ser maior, o fato de ele ser usado em mais modelos pode fazer com que ele valha mais à pena para a empresa dada a escala em que é usado.
A Intel é uma das principais empresas presentes na CES 2025, evento que começa oficialmente na próxima terça-feira (7). Ainda nesta segunda (6), a companhia vai fazer uma grande apresentação focada em seus produtos futuros, prometendo uma “nova era” de dispositivos que usam a inteligência artificial como seu diferencial.
Fonte: Tom’s Hardware