Intel disponibiliza SDK do XeSS 2 e promete integração mais fácil com jogos
A Intel disponibilizou oficialmente o XeSS 2 SDK, tornando mais acessível a implementação de sua tecnologia de upscaling e geração de quadros em jogos. O novo kit de desenvolvimento já está disponível no GitHub e traz três componentes principais: XeSS-SR (Super Resolution), XeSS-FG (Frame Generation) e Xe Low Latency (XeLL).
Além disso, a empresa também lançou plugins para Unreal Engine 4 e 5, facilitando a adoção por desenvolvedores.
O novo SDK do XeSS 2 conta com três recursos principais que visam melhorar o desempenho gráfico sem comprometer a qualidade da imagem:
- XeSS Super Resolution (XeSS-SR): tecnologia de upscaling que permite renderizar o jogo em resolução menor e depois aprimorar a imagem, suportando todas as GPUs compatíveis com SM6.4 (DP4A).
- XeSS Frame Generation (XeSS-FG): adiciona quadros intermediários para suavizar a movimentação e aumentar a taxa de quadros, disponível apenas em GPUs Intel Arc que utilizam Xe Matrix Extensions (XMX).
- Xe Low Latency (XeLL): reduz a latência de entrada, tornando a jogabilidade mais responsiva. Essa tecnologia é compatível tanto com as GPUs discretas quanto com as integradas da linha Intel Arc.
A Intel afirma que essas ferramentas foram desenvolvidas para oferecer melhor desempenho gráfico, possibilitando que desenvolvedores implementem upscaling e geração de quadros com menor impacto no hardware.
Integração facilitada com motores gráficos
Além do SDK, a Intel lançou plugins específicos para Unreal Engine 4 e 5, o que pode agilizar significativamente a adoção do XeSS 2 por estúdios que utilizam esse motor gráfico. Os plugins permitem integrar as tecnologias de upscaling e frame generation sem necessidade de grandes ajustes na programação dos jogos.
A Unity também conta com suporte para XeSS, mas a Intel ainda não atualizou oficialmente o plugin para a versão 2.0 do SDK.

Mesmo assim, a compatibilidade com Unreal Engine já oferece uma base sólida para que desenvolvedores implementem a tecnologia de maneira mais eficiente.
Além disso, a Intel atualizou o XeSS Inspector, ferramenta dedicada à análise e depuração da tecnologia, permitindo que desenvolvedores visualizem a aplicação do upscaling e da geração de quadros em tempo real, além de otimizar a integração do XeSS 2 aos seus projetos.
XeSS 2 não será de código aberto
Apesar da atualização e da facilidade de integração, a Intel ainda não disponibilizou o XeSS 2 como uma tecnologia de código aberto.

Desde o lançamento das primeiras GPUs Arc Alchemist, a empresa havia sugerido a possibilidade de tornar o XeSS acessível ao público, mas até agora apenas fornece bibliotecas pré-compiladas.
Isso significa que desenvolvedores não podem modificar diretamente os algoritmos utilizados pelo XeSS 2, o que contrasta com a abordagem da AMD no FSR (FidelityFX Super Resolution), que é totalmente open-source.
O suporte para Unreal Engine e Unity deve incentivar mais estúdios a experimentarem a tecnologia, principalmente para otimizar o desempenho gráfico sem comprometer a qualidade da imagem.
Resta saber se a Intel continuará aprimorando sua tecnologia e se, no futuro, abrirá o código para uma implementação mais flexível por parte dos desenvolvedores.
Fonte: GitHub.