DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Intel corrige 4 de 5 problemas reportados nos CPUs Core Ultra 200

A Intel divulgou esta semana detalhes importantes sobre o desempenho e a estabilidade de sua nova linha de processadores Core Ultra 200S. Lançados no final de outubro, com o codinome Arrow Lake-S, os processadores trouxeram avanços notáveis em desempenho multi-threading, eficiência energética, interface de entrada/saída (I/O) e capacidade de overclocking.

Apesar dessas novidades, as análises apresentaram conclusões divergentes sobre o desempenho em jogos, com variações estatísticas significativas entre diferentes testes. Esses resultados contrastaram com os dados obtidos nos testes internos da Intel.

Assim, a enfrentou duras críticas devido a problemas de instabilidade em CPUs das 13ª e 14ª gerações, que agora apresenta avanços com atualizações de software para mitigar os erros.

Problemas encontrados e corrigidos

Nos últimos meses, muitos usuários relataram instabilidades em CPUs Intel, principalmente em situações de alto desempenho e overclocking.

A Intel investigou as causas e corrigiu quatro dos cinco principais problemas relatados, Um estudo aprofundado das causas desses erros foi abordado aqui no Adrenaline, onde detalhamos os avanços na identificação e correção dos bugs.

A atualização de microcódigo desenvolvida para os processadores mais recentes, trouxe melhorias expressivas em estabilidade. Testes preliminares agora sugerem que a Intel conseguiu resolver o problema que prejudicava experiências em tarefas exigentes, como jogos e edição de vídeo.

Divulgação/Intel

A seguir, listamos os problemas identificados e como cada um foi corrigido:

1. Pacote PPM Ausente

Erro: o Performance & Power Management (PPM) estava mal configurado no Windows Update, levando a problemas de gerenciamento de energia e latência.

Correção: atualizações no Windows 11 (build 26100.2161) resolveram o problema, restaurando os parâmetros adequados para o comportamento do processador.

2. Intel APO Não Funcionava

Erro: o Intel Application Performance Optimizer (APO) não conseguia aplicar otimizações em jogos devido ao estado incorreto do sistema.

Correção: a nova atualização do Windows também corrigiu a configuração, permitindo que o APO otimizasse adequadamente o desempenho dos jogos.

3. BSOD ao iniciar jogos com Easy Anti-Cheat

Erro: conflitos entre o Windows 11 24H2 e o driver Easy Anti-Cheat resultavam em telas azuis (BSOD) ao iniciar jogos.

Correção: a Epic Games atualizou o driver Easy Anti-Cheat, solucionando a incompatibilidade por meio de atualizações nos jogos.

4. Configurações de desempenho incorretas no BIOS

Erro: algumas configurações críticas do BIOS (como Intel APO e PCIe Resizable BAR) estavam mal ajustadas ou desativadas durante testes iniciais.

Correção: a Intel já harmonizou essas configurações nos BIOS atuais para placas-mãe Z890, restaurando o desempenho ideal.

5. Otimizações pendentes no BIOS

Erro: algumas otimizações de desempenho do BIOS não foram implementadas no lançamento.

Correção: a Intel planeja liberar uma nova atualização de BIOS em janeiro de 2025, trazendo otimizações adicionais para jogos e aplicações.

Próximos passos

Com os avanços trazidos pela nova linha Core Ultra 200S, a Intel quer recuperar o dano à marca para manter sua excelente posição no mercado de alto desempenho, trazendo uma solução mais estável e eficiente.

Embora ainda haja desafios a serem enfrentados, como mencionado em nossas análises, os testes atuais confirmam que a Intel está no caminho certo para reconquistar a confiança dos consumidores.

A Intel delineou o seguinte checklist:

Correção de 4 dos 5 problemas principais, restaurando a funcionalidade completa. (Concluída)

Disponibilidade imediata das atualizações via Windows Update e BIOS. (Concluída)

Nova atualização de firmware planejada para janeiro de 2025.

Desempenho variável conforme configuração de jogos e hardware do usuário.

Relatório detalhado com novos benchmarks previsto para a CES 2025.

Implementação de novas práticas para evitar problemas similares no futuro.

Continuaremos acompanhando de perto as atualizações fornecidas pela Intel aqui no Adrenaline e publicaremos todas as novidades assim que forem divulgadas pela empresa, mantendo nossos leitores sempre informados sobre os avanços e melhorias no desempenho das CPUs Intel Core Ultra 200S.

Fonte: Intel

Facebook Comments Box