EconomyNewsTop Stories

Intel Core Ultra 9 285K usa menos energia e opera mais frio que o i9-14900K, segundo a MSI

A mesma apresentação confidencial da MSI que falou do possível desempenho dos processadores Ryzen 9000X3D traz agora informações sobre processadores Intel. O vazamento de alguns dos slides da fabricante de placas mãe mostra que o Core Ultra 9 285K usa menos energia e esquenta menos do que o Core i9-14900K, no mesmo perfil do BIOS.

Como se sabe, desde os infames problemas com suas CPUs baseadas em Raptor Lake, a Intel introduziu perfis de energia no BIOS, criando um novo Padrão. Ele é acompanhado de um perfil Performance e um “Extremo”, que funciona apenas nos processadores topo de linha e anula a garantia.

A MSI chama o perfil para overclock em suas placas de Unlimited. Nessa configuração, o consumo do Intel Core Ultra 9 285K vai de 279W para 349W, e a temperatura sobe de 64ºC para 77ºC. Porém, esses números finais continuam mais baixos do que o Core i9-14900K alcança, segundo a própria MSI:

Fonte: MSI (vazamento)

A fabricante divulgou também uma coleção de resultados de testes sintéticos de benchmark. Como mostram os gráficos, o perfil destravado de energia oferece apenas 10% em média no ganho de performance, e o VideoCardz ressalta que isso pode não se refletir em jogos.

Fonte: MSI (vazamento)

Por fim, a MSI também mostra que, em seus testes do Cinebench, os novos processadores Intel ficam na frente da atual geração Ryzen 9000, com ou sem limites de energia:

Fonte: MSI (vazamento)

Fonte: MSI (vazamento)

Slides da MSI ainda falam em Intel Arrow Lake-S Refresh

A informação que circula no momento entre os rumores para Intel é que a companhia teria desistido de fazer um refresh para as CPUs Arrow Lake-S. Assim, a série Core Ultra 200K (e não-K, mais tarde) pode ser a única no chipset LGA-1851.

Notícias relacionadas:

MSI atualiza sua linha de PCs gamer com Intel Core Ultra 200K

Intel Core Ultra 200: metade do consumo, mas menos performance em games. Veja os preços!

CPUs Intel Arrow Lake-S Refresh são cancelados; Nova Lake substituirá Core Ultra 200 [RUMOR]

Um dos slides da MSI que vazaram, no entanto, mencionam Arrow Lake-S Refresh. A imagem abaixo lista as configurações de energia dos processadores Intel atuais em seus diferentes perfis do BIOS. Além disso, na coluna do lado direito, temos uma anotação se referindo ao refresh, que está destacada pelo VideoCardz.

Fonte: MSI (vazamento)

A tabela pode ser mais antiga do que o cancelamento da nova geração baseada em Arrow Lake, ou a Intel pode não ter desistido realmente dos produtos. Enquanto não tivermos declarações oficiais sobre o assunto, só nos restam especulações e rumores.

Facebook Comments Box