Intel Core i9-14900KF alcança 9,12GHz em novo recorde mundial de overclock
Um overclocker da China estabeleceu um novo recorde mundial de overclock, usando um Intel Core i9-14900KF. A pessoa por trás do feito assina com o nome de wytiwx, e levou o processador a 9,12GHz, superando a marca anterior com pouquíssima diferença. Essa é apenas a segunda vez que a barreira dos 9GHz é superada.
O recorde anterior foi estabelecido por Elmor, usando também um Core i9-14900KF. O overclocker levou o processador da Intel para 9.117,75MHz. Ou seja, seu recorde foi vencido com menos de 4MHz de diferença, uma vez que wytiwx alcançou 9.121,61MHz. É possível conferir o ranking em detalhes no HWBot.
Fonte: SkatterBencher
Curiosamente, o overclock do processador foi feito num PC com Windows 7. A placa-mãe era uma ASUS ROG Maximus Z970 Apex, acompanhada de 16GB de memória DDR5. Enquanto isso, a CPU em si teve seus e-cores desabilitados e hyperthreading desligado, para focar nos números mais elevados do clock.
Fonte: HWBot
Chama a atenção que o Core i9-14900KF é um processador de 2023, sendo o único capaz de superar o recorde que foi estabelecido primeiro por ele mesmo. É importante lembrar, no entanto, que a frequência de um processador não define sozinha sua performance na prática. Ainda mais quando falamos de overclock extremo, que raramente reflete qualquer usabilidade comum para um componente.
Intel Core i9-14900KF é um Raptor Lake no topo
A 13ª e 14ª geração de processadores Intel, também conhecidas como Raptor Lake e Raptor Lake Refresh, ficaram marcadas pelos problemas de degradação que mais tarde foram descobertos. A fabricante teve enorme dificuldade em mitigar o defeito e o ano passado foi marcado por relatos de jogos sofrendo crashes com processadores dessas linhas.
Segundo o Tom’s Hardware, o Core i9-14900KF ainda fica no topo das opções Intel para jogos, com seus 24 núcleos e 32 threads. Obviamente usuários domésticos não vão usar o processador a mais de 9GHz, mas seu boost clock direto da caixa leva o produto a até 6GHz, e ele é destravado para overclock.
Notícias relacionadas:
CPU Intel Core i9-14900KF chega a 9.1 GHz em overclock extremo e estabelece recorde mundial
Devs de Black Myth oferecem dicas para evitar crashes em Raptor Lake
Microcódigo 0x114 parece não resolver performance das CPUs Intel Arrow Lake-S
Enquanto isso, na geração Arrow Lake a Intel decidiu apostar mais em eficiência, e os processadores não chegaram livres de problemas também.