Intel admite que foi um erro integrar memória RAM em CPUs Lunar Lake
A Intel passou por uma complicada reunião com seus acionistas na última semana, onde teve que divulgar prejuízos consideráveis no último trimestre. Como parte de suas justificativas para a queda em rendimentos, a companhia admitiu que não foi boa ideia integrar memória RAM aos seus processadores Lunar Lake.
Os SoCs Core Ultra 200V usam memória LPDDR5X, solução que ajudou em ganhos de eficiência energética para os componentes. No entanto, isso impede o upgrade de memória em notebooks, o que parece ter contribuído para baixas vendas dos produtos. David Zinsner, CFO da Intel, comentou que essa integração da RAM aos processadores impactou significativamente as margens de lucro da geração Lunar Lake.
Fonte: Intel
Pat Gelsinger, o CEO da companhia, confirmou que arquiteturas futuras como Panther Lake e Nova Lake vão voltar ao uso tradicional de módulos independentes de memória RAM. Além disso, o executivo comentou que a ideia de memórias integradas inicialmente foi pensada para um mercado de nicho, mas que acabou virando toda uma geração propriamente dita de processadores por causa do hype no mercado de PCs IA.
Analistas preveem que a Intel vai encerrar o ano de 2024 com prejuízo geral para todo o período de 12 meses – algo que não acontece com a empresa desde 1986.
Intel pode desistir novamente das placas de vídeo dedicadas
Como parte de seus planos para recuperar as finanças da empresa, executivos da Intel mencionaram que estão reavaliando o desenvolvimento de GPUs dedicadas. Eles ressaltaram que o mercado deve diminuir sua demanda por placas de vídeo no futuro, graças aos avanços em GPUs integradas nas próximas gerações.
Fonte: Intel
Além disso, Gelsinger fez declarações sobre limpar um pouco o portfólio da Intel, com menos SKUs no geral e foco no que funciona. Essa é uma promessa comum para qualquer empresa tentando reorganizar suas finanças, mas pode significar o fim das placas Arc se realmente for cumprida.
Notícias relacionadas:
Intel fecha terceiro trimestre de 2024 com prejuízo
Intel Lunar Lake chega com núcleos e iGPU de nova geração para notebooks
GPUs Intel Arc A770/A750 completam 2 anos de vida
A próxima série de placas dedicadas da Intel, atualmente conhecida como Battlemage, deve aparecer ainda no final de 2024, segundo vazamentos. Possivelmente seu desempenho em vendas vai determinar se veremos ou não uma outra geração.
Fonte: TechSpot