Instagram vai remover filtros feitos por usuários em breve; veja o que muda
O Instagram vai remover todos os filtros de realidade aumentada criados pelos usuários a partir do dia 14 de janeiro. A medida gerou polêmica entre a comunidade, visto que muitos dos efeitos são usados com frequência nos Reels e nos Stories, e deve mudar a produção de conteúdo na rede social.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp 8 recursos do Instagram que foram lançados em 2024 As 12 dicas do Instagram Reels para fazer bombar os seus vídeos
A mudança ocorre com o fim da plataforma Meta Spark, usada para criar os efeitos, mas ainda mantém os filtros criados pela própria Meta. O Canaltech tira as seguintes dúvidas:
O que acontece com os filtros criados pela comunidade? Ainda poderei usar efeitos na rede? Por que a Meta tomou essa decisão? A medida afeta publicações antigas?
O que acontece com os filtros criados pela comunidade?
Os filtros criados pelos usuários serão removidos do Facebook, do Instagram e do Messenger no dia 14 de janeiro. A Meta Spark (ferramenta usada para criar e enviar os filtros às redes) será descontinuada e, por consequência, os filtros de terceiros também serão apagados dos aplicativos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Ainda poderei usar efeitos na rede?
Somente as opções criadas pela Meta. Todos os efeitos criados pela comunidade serão removidos.
Efeitos como o “Green Screen”, para usar o fundo verde nos vídeos, e o “Silly Face”, que modifica o rosto, continuam por lá. Para descobrir se o recurso pertence à própria Meta, veja se existe a marcação “De Instagram” abaixo do nome do filtro.
Filtro “Green Screen”, criado pelo Instagram, seguirá disponível na rede (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
Por que a Meta tomou essa decisão?
De acordo com a página de suporte do Meta Spark, o software será encerrado porque a Meta “vai priorizar investimentos em outras prioridades da empresa” e, portanto, não desenvolveria a plataforma a longo prazo.
Em nota, a criadora do Facebook comentou que a decisão “é parte de nossos esforços para focar em produtos que vão atender melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes corporativos”.
A medida afeta publicações antigas?
Não. As publicações antigas que usam os filtros removidos e estão salvas no arquivo do Instagram ainda poderão ser acessadas.
Quando a mudança começa a valer?
Os filtros serão excluídos a partir de 14 de janeiro. Até lá, ainda é possível criar publicações com os efeitos visuais.
Leia também:
Tem como saber quem compartilhou meu Reel ou Story? Como usar Instagram no PC | Guia Prático Kevin Systrom | Quem criou o Instagram?
VÍDEO: MAIS QUALIDADE NOS POSTS DO INSTA! | Dicas
Leia a matéria no Canaltech.