Inscrições do Prouni 2025 são abertas nesta sexta (24); veja como aplicar
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta sexta-feira (24). Candidatos que irão aplicar suas notas no Prouni precisam ter participado da edição de 2024 ou 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer às vagas.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Como ver a nota do Enem 2024 Como recuperar a senha da conta Gov.br
Como se inscrever
As inscrições podem ser feitas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) até às 23 horas e 59 minutos do dia 28 de janeiro.
Acesse a página do Prouni (acessounico.mec.gov.br/prouni); Clique em “Inscreva-se”; Faça login com a sua conta Gov.br; Preencha os dados necessários; Escolha as instituições e os cursos que deseja concorrer; Selecione se irá participar na ampla concorrência ou vagas de cotas.
O processo de seleção acontecerá em duas chamadas sucessivas em 4 e 18 de fevereiro. Os candidatos que não foram pré-selecionados durante o processo, poderão manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Durante a inscrição, é possível escolher até duas opções de instituição de ensino, curso e turno.
Qual é o cronograma do Prouni?
No primeiro semestre, o cronograma será:
Inscrição: 24 a 28/01;
Primeira chamada: 04/02;
Segunda chamada: 28/02;
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 27/03;
Resultado da lista de espera: 01/04.
Quem pode se inscrever no Prouni?
O Prouni está disponível para quem participou do Enem em 2024 ou 2023, teve nota média de 450 pontos nas cinco provas do exame e não zerou a redação.
O estudante também precisa estar dentro de uma das seguintes condições:
Conclusão integral do ensino médio em escola pública; Conclusão integral do ensino médio em escola privada com bolsa integral; Conclusão do ensino médio dividida entre escola pública e escola privada com bolsa integral ou parcial; Conclusão integral do ensino médio em escola privada com bolsa parcial ou sem bolsa; Ser pessoa com deficiência, conforme definido em legislação; Ser professor da rede pública, visando cursos de licenciatura e pedagogia para formação em educação básica, sem restrição de renda para esta categoria. Neste último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Leia mais:
Como aumentar a segurança da conta Gov.br Os 25 cargos que mais crescem no Brasil, segundo o LinkedIn Saque-Aniversário do FGTS: veja o calendário de pagamento de 2025
VÍDEO: O iPhone que vira Macbook e o PORQUÊ você não deveria encanar com isso
Leia a matéria no Canaltech.