Ilhotas nas Bahamas são as mais fáceis de se identificar do Espaço, dizem astronautas
A foto acima, capturada por um astronauta anônimo a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em 2015, mostra canais profundos de maré cortando o fundo do mar entre uma série de ilhotas, nas Bahamas, usadas por piratas no passado.
A linha de ilhotas se estende por cerca de 14,5 quilômetros rumo ao sudoeste da Ilha Grande Exuma, no distrito de Exuma (Caribe). Algumas ilhotas têm nome. Parte da costa da Grande Exuma também pode ser vista no canto superior direito da foto.
Ilhotas nas Bahamas são conhecidas na região
Exuma possui mais de 360 ilhas individuais e localizada-se a oeste da maioria das outras ilhas maiores das Bahamas;
Canais de maré profundos podem ser vistos entre cada massa de terra;
Tais canais foram criados conforme a água se movia para frente e para trás entre as ilhotas graças subida e descida das marés, cortando o fundo do mar como uma serra, segundo informações do Observatório da Terra da NASA;
Cada canal tem centenas de metros de profundidade, enquanto o mar azul-claro ao redor tem apenas 24 metros de profundidade.
As linhas azuis-escuras são características distintas quando vistas do Espaço. “Para os astronautas, esse é um dos pontos mais reconhecíveis do planeta”, segundo representantes da NASA. Antigamente, Exuma era região de atividades piratas, pois era ótimo lugar para estabelecer bases e esconder tesouros, afirma o Observatório da Terra.
Acredita-se, inclusive, que o Capitão Kidd tenha optado pelas enseadas ao redor da Ilha Grande Exuma, pois os canais de maré eram profundos o bastante para abrigar grandes navios na maré baixa, explica o LiveScience. Alguns habitantes locais também acreditam que parte do tesouro do pirata está enterrado em uma das ilhotas de Exuma.
Leia mais:
Como proteger sua webcam de acessos não autorizados
5 apps que não podem faltar no carro
Conheça a primeira ilha de céu escuro que proíbe circulação de carros
Tais canais possuem variedade gigantesca de vida marinha, como tartarugas marinhas, garoupas, conchas, lagostas e aves marinhas. Há ainda ecossistemas importantes, como manguezais, prados de ervas marinhas e recifes de corais.
Mas há um porém. Esses habitats estão sob ameaça do peixe-leão vermelho invasor (Pterois volitans), que está exterminando peixes menores e causando colapso das cadeias alimentares, conforme o Bahamas National Trust.
O post Ilhotas nas Bahamas são as mais fáceis de se identificar do Espaço, dizem astronautas apareceu primeiro em Olhar Digital.