IDC reajusta sua previsão de vendas de PCs em 2025 devido a tarifas e baixa demanda
A International Data Corporation (IDC) divulgou nesta semana que fez um reajuste em suas previsões para o número de vendas de PCs em 2025. Seguindo as novas tarifas que o governo dos EUA vem impondo contra a China e baixa demanda dos compradores, a IDC decidiu reduzir o número de envios de PCs que prevê para este ano.
Depois da mudança na previsão, a IDC estima que serão vendidas 273 milhões de unidades em 2025. O número ainda representa um crescimento em relação ao ano passado, de 3,7%. No entanto, a empresa prevê estagnação no mercado, com crescimentos abaixo do 1% nos próximos anos até 2029.

“Aumentos nos preços vindo de tarifas nos EUA combinados com baixa demanda estão levando a um impacto negativo dentro dos maiores mercados para PCs”, explica Jitesh Ubrani, um dos pesquisadores da IDC. “No entanto, a fraqueza na demanda dos consumiudores é universal, conforme problemas maiores persistem.”
Segundo análise do IDC, a expectativa de venda de PCs para este ano poderia ser até pior. Isso porque a empresa espera que o ciclo de upgrade do Windows 10 para o Windows 11 ainda ajude nas vendas de novos produtos em 2025.
IA não tem ajudado PCs domésticos, segmento profissional segue mais aquecido
Como se sabe, por mais que IA tenha aparecido como um principal ponto de marketing em novos PCs, pesquisas indicam que o termo não ter servido para empolgar muito os compradores. A IDC reconhece isso, mas estima que o ecossistema vai melhorar conforme as fabricantes deixam cada vez menos escolhas sem a tecnologia.
Enquanto isso, o mercado de computadores para uso profissional segue um pouco mais aquecido. A IDC ressalta especialmente o Japão neste caso.

Notícias relacionadas:
- Governo dos EUA ameaça impor tarifa de 25% na importação de semicondutores
- Acer vai aumentar preços de notebooks em 10% por conta de novas tarifas
- Mais uma pesquisa aponta que IA ainda não ajuda a vender PCs
“À luz de tantos desafios ao redor do mundo, o Japão é uma fonte muito necessária de crescimento em dois dígitos neste ano. Empresas por lá, bem como SMBs, têm rapidamente substituído sues PCs antes do fim do serviço para o Windows 10 em outubro”, declarou Bryam Ma, da IDC.