IA tem ajudado a produção de livros a crescer, mas isso pode ser um problema
A inteligência artificial (IA) está transformando rapidamente o mercado editorial, permitindo uma produção de livros em velocidade recorde. Editoras focadas em tecnologia estão criando suas próprias plataformas de publicação e autopublicação, priorizando frequentemente o volume sobre a qualidade. As informações são da Fast Company.
Por exemplo, a editora Spines planeja lançar 8 mil livros em 2025, um número muito superior aos 2 mil títulos anuais publicados por grandes editoras tradicionais como a Simon & Schuster.
Utilizando IA para otimizar a edição e distribuição, a Spines pode publicar livros em menos de três semanas, com um custo acessível de US$ 5.000.
Outras empresas como a Microsoft e a ByteDance também estão entrando no mercado editorial, acelerando o processo de publicação, com o foco na rapidez e inovação.
Leia mais:
Japão está criando regras para proteger mangás da IA
Prêmio Jabuti proíbe participação de obras criadas por inteligência artificial
Como arte de IA estragou um concurso de ilustrações para livros
Além disso, a IA tem ajudado na tradução de livros de outros idiomas, como no caso da Veen Bosch & Keuning, que usa IA para traduzir livros do holandês para o inglês.
Entretanto, o aumento do volume de publicações geradas por IA, incluindo livros de baixa qualidade, pode dificultar a busca por obras de qualidade para os leitores.
Uso da IA ainda divide editoras
Editoras tradicionais, como Penguin Random House e Hachette UK, têm sido céticas quanto ao uso da IA, priorizando a criatividade humana e a propriedade intelectual.
No entanto, algumas editoras começaram a aceitar acordos com empresas de IA, como o recente acordo da HarperCollins, que permite o uso de livros de não-ficção para treinamento de IA, com o consentimento dos autores.
Esse aumento na publicação alimentada por IA desafiará as grandes editoras a se adaptarem à nova realidade do mercado.
O post IA tem ajudado a produção de livros a crescer, mas isso pode ser um problema apareceu primeiro em Olhar Digital.