Horizon Forbidden West é atualizado para ganhar trava de região no Steam
Embora seja um dos raros jogos da Sony disponíveis no PC que não exigem um login da PSN, Horizon Forbidden West ganhou outra característica indesejada esta semana. Conforme aponta o SteamDB, o título assinado pela Guerrilla Games foi atualizado no dia 21 de janeiro para receber uma trava de região.
Na prática, isso significa que ele não vai mais poder ser vendido em uma extensa lista de países que inclui a Venezuela, Síria, Sérvia, Filipinas, Palestina, Coreia do Norte, Jordânia, Gana, e República Dominicana, entre diversos outros. Enquanto em alguns lugares as restrições são resultado de sanções políticas e econômicas, em outras os preços locais mais baixos podem ter sido determinantes na decisão.
Foto: Divulgação/PlayStation
Enquanto não há sinal de que quem já comprou Horizon Forbidden West nas regiões afetadas vai perder acesso ao game, ele não estará mais disponível para novos compradores. Ao que tudo indica, a mudança foi resultado de uma decisão do gerenciamento da Sony, o que significa que a Valve dificilmente deve agir para revertê-la.
Mudança em Horizon Forbidden West está sendo criticada
Mesmo os jogadores que não foram afetados pela decisão estão criticando a posição da Sony de restringir os locais em que a versão PC de Horizon Forbidden West pode ser comercializada. Embora o uso da PSN não seja necessário para o jogo, vários usuários de fóruns como o ResetEra estão atribuindo à mudança ao desejo da empresa de só trabalhar com países nos quais sua rede esteja em operação.
Foto: Divulgação/PlayStation
O sentimento geral é a de que a companhia ainda não entende ou respeita o público que prefere jogar games no computador, que já se acostumou com uma maior liberdade em suas lojas e no acesso a jogos. A decisão recente repete o que aconteceu em maio de 2024, quando Ghost of Tsushima impôs uma restrição a mais de 100 países dias antes de sua estreia oficial.
Curiosamente, os locais em que Horizon Forbidden West não estão disponíveis são os mesmos do jogo mais recente — o que torna estranho o fato de a Sony ter demorado tanto para impor as novas restrições. Segundo capítulo da franquia, o título chegou ao Steam em março de 2024 com visuais e desempenhos ainda mais impressionantes do que aqueles que consegue no PS5.