Honda e Nissan negociam e podem anunciar fusão em breve
Honda e Nissan estão começando negociações para possível fusão com o objetivo de fortalecer sua posição diante da crescente competição no mercado global de veículos elétricos (EVs).
Segundo o jornal Nikkei, as duas montadoras, que ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira posição em vendas no Japão, buscam enfrentar a crescente ameaça de fabricantes chineses, como BYD e Li Auto, que estão ganhando força e ampliando suas vendas.
Em 2023, Honda e Nissan venderam, juntas, 7,4 milhões de veículos, mas precisam de mais recursos para competir com as grandes empresas de EV.
Leia mais:
10 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico no Brasil
Como aumentar a autonomia da bateria de um carro elétrico?
Toyota e Nissan se unem a Tencent e Baidu para avanço em IA
Detalhes da possível fusão de Honda e Nissan
As duas empresas já trabalham juntas no desenvolvimento de tecnologias para veículos elétricos e, agora, discutem a possibilidade de operar sob única holding;
No entanto, detalhes, como as participações acionárias de cada uma na nova entidade, ainda precisam ser definidos;
Além disso, a Mitsubishi, da qual a Nissan é a maior acionista, também pode ser integrada à holding;
Caso o acordo aconteça, pode ser o maior do setor automotivo desde a fusão de US$ 52 bilhões (R$ 317,53 bilhões, na conversão direta) entre Fiat Chrysler e PSA, que resultou na criação do grupo Stellantis, um dos maiores conglomerados automotivos do mundo.
Este movimento ocorre em momento em que as grandes montadoras enfrentam quedas nos lucros e pressões de demanda, além de enfrentarem competição acirrada e a necessidade de realizar grandes investimentos na transição para veículos elétricos.
Nos últimos meses, empresas, como Stellantis, Ford e Volkswagen, anunciaram cortes de empregos e fechamento de fábricas, especialmente na Europa, em resposta aos desafios econômicos e às novas demandas do mercado.
O post Honda e Nissan negociam e podem anunciar fusão em breve apareceu primeiro em Olhar Digital.