Homem de 188 anos? Entenda o viral que agitou a web
Não são raras as ocasiões em que vemos algo inacreditável na internet. No entanto, sempre é importante verificar a veracidade da informação. O viral da vez é o caso de um suposto homem de 188 anos, visto na Índia. O caso não demorou a ser compartilhado fervorosamente pelos internautas. Mas será que é verdade?
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Sangue de centenários pode ajudar a entender a longevidade Cientistas descobrem picos de envelhecimento acelerado aos 40 e 60 anos
“Este homem indiano acaba de ser encontrado em uma caverna. Dizem que ele tem 188 anos. Insano”, diz a publicação original, na rede social X (antigo Twitter).
Como de praxe, a plataforma disponibiliza de um recurso para que os próprios usuários adicionem o contexto — o que ajuda a prevenir boatos e fake news.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A verdade é um pouco menos excêntrica, mas não deixa de chamar a atenção: trata-se de um reverenciado santo hindu conhecido como Siyaram Baba. Sua verdadeira idade é 110 anos.
🇮🇳 This Indian Man has just been found in a cave.
It’s alleged he’s 188 years old. Insane. pic.twitter.com/a7DgyFWeY6
— Concerned Citizen (@BGatesIsaPyscho) October 3, 2024
Esses santos hindus atingem tal status após uma longa vida cheia de intensa prática espiritual, como meditação, ioga e devoção. O que acontece é que, no hinduísmo, um santo não precisa ser oficialmente canonizado.
Na verdade, essa santidade é reconhecida pelas comunidades espirituais, por ensinamentos ou pela influência.
O mistério dos centenários
De qualquer forma, como você mesmo pode ver, uma pessoa centenária se destaca na multidão. No que diz respeito à ciência, também não passa despercebida.
Isso porque todo mundo quer saber o “segredo” para viver mais de 100 anos. É claro que ainda não temos essa informação em mãos de maneira concreta, mas ao longo dos anos, vários estudos destacaram descobertas importantes.
Por exemplo: neste ano, cientistas do Instituto Karolinska (KI) analisaram exames de sangue de centenários e compararam 12 biomarcadores para entender as razões por trás da longevidade. Enquanto isso, um projeto da USP analisou centenários para descobrir que o envelhecimento depende 80% do ambiente e 20% da genética.
Leia a matéria no Canaltech.