Heineken lança controle gamer The Cool Down Controller
A Heineken 0.0 anunciou uma promoção que distribuirá um controle de videogame anunciado no fim do ano passado com sensores de estresse, o The Cool Down Controller, criado para alertar jogadores em momentos de alta tensão e enviar, automaticamente, packs da bebida sem álcool para seus colegas de equipe.
A ação é válida entre os dias 7 de abril e 10 de junho para pessoas com mais de 18 anos residentes no Brasil. O dispositivo será sorteado para 15 participantes que se inscreverem no site oficial até 27 de maio. O resultado será divulgado em 10 de junho, data em que também se encerra a campanha.
Tecnologia responde ao estresse em tempo real
Apresentado originalmente durante a CCXP 2024, em dezembro, o controle foi desenvolvido em colaboração com o LeGarage, laboratório de inovação da agência LePub. Ele é equipado com sensores que monitoram variações fisiológicas do jogador.
Quando o nível de estresse atinge um ponto crítico, a luz do controle muda de verde para vermelho, indicando que é hora de fazer uma pausa.

Nesse momento, o sistema aciona automaticamente o envio de cervejas Heineken 0.0 para o squad previamente cadastrado no site da promoção.
Queremos que os momentos mais intensos das partidas possam ser vividos com mais equilíbrio. A promoção aproxima ainda mais a marca da comunidade gamer
Jaqueline Codogno, coordenadora de marketing da Heineken no Brasil.
Promoção convida gamers a registrar seu time
O funcionamento da ação é simples: ao se cadastrar, o participante também pode indicar seus colegas de jogo. Caso ganhe, todos os membros recebem um pack da bebida. A iniciativa tem como proposta valorizar pausas e estimular o consumo responsável, sem interferir no desempenho dentro das partidas.
O controle em si, embora exclusivo da promoção, representa uma tentativa de aplicar tecnologia emocional no contexto dos games – algo que vem ganhando espaço com a expansão do público gamer no Brasil.

Leia também:
- Heineken lança geladeira que resfria o PC e gela cerveja
- Bethesda lança cerveja de Fallout 4
- Sony registra patente de controle do PlayStation com carregamento solar integrado
Cervejas sem álcool ganham espaço no mercado
De acordo com dados da NielsenIQ, a Heineken 0.0 foi a cerveja sem álcool mais vendida no país em 2023. Produzida com receita própria desde seu lançamento na Europa, em 2017, a versão traz o mesmo perfil sensorial da Heineken tradicional, mas com 0% de teor alcoólico.
O produto é identificado pela garrafa verde com rótulo azul, cor associada à categoria sem álcool. Seu consumo cresceu em eventos, ambientes de trabalho e, mais recentemente, no universo dos jogos eletrônicos.
Fonte: Heineken