Hands-on | Dell Latitude 5455 une IA com desempenho para empresas
A Dell apresentou oficialmente seu notebook corporativo Latitude 5455 durante o Dell Technologies Forum 2024, mostrando como utilizará a inteligência artificial para turbinar o mercado empresarial.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Google prepara IA para realizar tarefas cotidianas no computador Qualcomm rebate Intel e diz que Snapdragon X Elite supera Lunar Lake
Anunciado com produção no Brasil, a ideia é trazer os Copilot+ PC para executivos e criadores de conteúdo, misturando o alto padrão dos dispositivos com o novo processador Qualcomm Snapdragon X Plus.
Com acesso direto ao novo notebook, apresentamos as principais vantagens do modelo e o que ele traz de diferente dos modelos tradicionais que já temos em nosso país.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Especificações do Latitude 5455
Antes de falarmos da experiência com o Dell Latitude 5455, é importante deixarmos claro o que compõe o notebook. Ele é um modelo com display LCD de 14 polegadas e resolução FHD+, também integrando o pacote a nova CPU Qualcomm Snapdragon X Plus.
O processador tem 8 núcleos e também traz uma NPU de 45 trilhões de operações por segundo (TOPS), sendo produzido para entregar um alto desempenho com inteligência artificial e em diversos softwares que os usuários trabalham em seu dia-a-dia.
O Latitude 5455 da Dell também chegará ao público com SSD de 512GB e 16 GB de RAM de 8.448 MT/s.
Notebook agressivo
Diversos fatores do Dell Latitude 5455 surpreendem durante o primeiro contato. E olha que eles nem são relacionados à inteligência artificial, o principal carro-chefe do produto.
A inteligência artificial é um dos principais carros-chefe do Latitude 5455 (Foto: Diego Corumba/Canaltech)
Um deles é o início instantâneo mais veloz que eu já vi em notebooks. Assim que você abre a tampa, o novo modelo já está totalmente operacional e pronto para realizar qualquer tarefa – e não é forma de expressão, isso é o que literalmente vimos no teste.
A proposta é trazer exatamente o que já pode ser visto em smartphones e tablets, permitindo que o usuário tenha em suas mãos as principais funções do dispositivo em qualquer situação.
Outro aspecto importante é a sua bateria, que tem autonomia de até 27 horas de uso contínuo. De acordo com os representantes da Qualcomm e da Dell presentes no hands-on, esse tempo pode ser ainda maior em tarefas mais simples – como ao usar navegadores ou softwares que não exigem tanto assim do equipamento.
Foco em inteligência artificial
Em seu lançamento, o Latitude 5455 usa todos os recursos de inteligência artificial presentes no Windows 11 24H2, como o CoCreator, Live Captions e o Windows Studio Effect. Do upscaling na sua câmera principal aos recursos adicionais, este é um dos maiores diferenciais do modelo corporativo.
Desta forma, os usuários já terão acesso às principais ferramentas para trabalhar com o apoio das IAs. Durante a demonstração, pudemos conferir a velocidade que a CPU Snapdragon X Plus traduz um vídeo em chinês e é realmente algo a ser levado em consideração no mercado corporativo.
A CPU Snapdragon X Plus é produzida para trabalhar com as IAs (Foto: Diego Corumba/Canaltech)
Imagine se reunir com diversas pessoas ao redor do planeta, elas falarem em seu idioma nativo e o laptop traduzir ao vivo para o seu entendimento? Ou estar assistindo uma série, filme, animação ou até jogando algo e ver a tradução diretamente na tela? Isso tem poder para finalmente quebrar as barreiras da língua que estão presentes hoje.
Um recurso cuja falta é sentida é o Recall, ainda não disponibilizado pela Microsoft para reavaliar os riscos à segurança dos usuários. Porém, mesmo sem uma das principais ferramentas promovidas durante a campanha dos Copilot PC+, ele se mostra competente nas demais ferramentas.
Durabilidade do Latitude 5455
Como notebooks são produzidos para serem unidades móveis, a Dell reforçou o Latitude 5455 para ter uma maior durabilidade durante o seu uso.
Apesar de parecer “frágil” à primeira vista, ele é revestido de alumínio e isso permite segurar impactos que ocorrem no cotidiano. Ou seja, um reforço a mais para batidas e aqueles pequenos incidentes com queda.
Como a segurança nunca é demais, o notebook corporativo também conta com proteção via TPM chip. Isso assegura que as credenciais de acesso estarão protegidas contra a ação de malwares. Além disso, ele possui sensor de digital e reconhecimento facial, garantindo que não terá suas informações comprometidas.
Conectividade e disponibilidade
O Latitude 5455 tem algumas opções interessantes para conexão de outros dispositivos ou acessórios gerais. Uma das portas é USB 3.2 Type-A, enquanto há duas portas USB 4 Type-C: compatíveis também com DisplayPort 2.1 e Power Delivery.
As portas USB 4 também são compatíveis com DisplayPort 2.1 e Power Delivery (Foto: Diego Corumba/Canaltech)
A Dell já disponibilizou o Latitude 5455 para venda no Brasil, com o preço sugerido de R$ 11.649.
Leia a matéria no Canaltech.