DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

GTA VI será mais inclusivo e com menos conteúdo ofensivo contra minorias

O próximo título da franquia Grand Theft Auto, previsto para 2025, tem tudo para ser um marco histórico na indústria do entretenimento por mais de uma década. Com a expectativa de superar os impressionantes 205 milhões de cópias vendidas por GTA V, a sequência busca ampliar ainda mais a posição da Rockstar Games como o principal estúdio do mercado.

Lançado em 2013, GTA V arrecadou mais de US$ 9 bilhões desde então, um valor superior à bilheteria combinada dos três filmes de maior arrecadação de todos os tempos. A expectativa, agora, é que o próximo jogo atinja novos recordes de vendas e estabeleça novos padrões de lucratividade com um modo online robusto e expansível.

Produção longa e marcada por desafios

O desenvolvimento de GTA VI começou há uma década, mas avançou significativamente após o lançamento de Red Dead Redemption II, em 2018. A produção enfrentou desafios sérios, como a pandemia e um grande vazamento de dados em 2022, que obrigou a Rockstar a endurecer sua política de trabalho remoto e a reestruturar suas equipes.

Apesar das dificuldades, a Rockstar vem adotando uma postura mais responsável em relação ao bem-estar de seus funcionários, buscando evitar a exaustiva “cultura de crunch” que marcou lançamentos anteriores.

Agora a polêmica: analistas agora sugerem que o jogo, que tinha parceria com a Sweet Baby, também vai trazer uma mudança de tom em sua narrativa, com menos piadas ofensivas e mais inclusão. Algo disrupitvo para a franquia, se imaginarmos o histórico contra o politicamente correto que tivemos por quase trinta anos.

Reprodução/SweetBaby Inc. (acervo, já removido)

A Bloomberg News, inclusive, relatou que a Rockstar está orientando seus roteiristas desde o início a serem menos ofensivos em relação a pessoas transgêneros e outras minorias, que anteriormente eram alvos comuns de piadas.

Concorrência hesitante diante do lançamento

A promessa de um lançamento massivo também está afetando a indústria. Concorrentes estão adiando seus calendários para evitar lançar títulos no mesmo período de GTA VI.

Afinal, um dos grandes atrativos de GTA VI é a promessa de uma experiência visual e imersiva sem precedentes. Embora analistas questionem se o jogo conseguirá rodar a 4K e 60 fps no PS5 Pro as imagens do trailer divulgadas em 2023 já ultrapassaram 200 milhões de visualizações no YouTube, evidenciando o hype.

Com as ações da Take-Two Interactive, controladora da Rockstar, já valorizadas em mais de 30% desde o teaser do jogo, GTA VI está posicionado para ser um dos produtos de entretenimento mais lucrativos da história.

Além das vendas iniciais, o modo online promete gerar receitas por anos, repetindo o sucesso de seu antecessor. Sendo assim, GTA VI tem tudo para ser um dos maiores eventos culturais do nosso tempo.

Fonte: Bloomberg

Facebook Comments Box