EconomyFeaturedgameplayGamesNewsPCPS4PS5PSPLUSTop StoriesXBOX

GTA San Andreas completa 20 anos: 9 curiosidades

Parece que foi ontem, mas o clássico GTA San Andreas está completando nada menos do que 20 anos desde o seu lançamento original!

Mais precisamente, esse grande sucesso da Rockstar Games chegou às lojas no dia 26 de outubro de 2004, quando estabeleceu novos paradigmas de qualidade para os jogos em estilo sandbox.

Para celebrar essa data tão especial, o portal Flow Games separou 9 curiosidades, easter eggs, segredos e informações legais que você talvez ainda não conhecesse. Confira a lista de curiosidades de GTA San Andreas a seguir!

As melhores curiosidades de GTA San Andreas

Atores do CJ e Franklin são parentes

O nosso querido protagonista CJ é interpretado pelo rapper e ator Young Malay, mas você sabia que ele não foi o único membro da família a participar da franquia? Muitos anos depois, o seu primo Shawn Fonteno seria o Frankling Clinton de GTA 5. Que mundo pequeno, não é mesmo?

Você pode mudar o tamanho da lua

Falando no tamanho do mundo, em GTA San Andreas você pode alterar o tamanho do nosso satélite. Parece loucura, mas se o CJ usar um rifle sniper para mirar na lua de noite, a cada tiro ela cresce um pouco mais de tamanho, o que é um segredinho bem inofensivo e divertido.

É o fim para os concorrentes

Sabe quando você tem certeza que fez o seu trabalho muito bem feito e fica cheio de orgulho? Parece que o pessoal da Rockstar estava se sentindo assim com GTA San Andreas. No cemitério de San Fierro, logo depois da Avispa Country Club, você encontrará várias lápides com o mesmo texto: “R.I.P. Opposition 1997-2005” (“Descanse em paz, oposição”),  que são as datas de lançamento do primeiro game da série e do título mais atual.

Você já jogou “Max Pane”?

Já na cidade de Dillimore, em Red County, se você visitar o posto de gasolina e olhar pela janela, encontrará uma pequena placa na parte de baixo com os dizeres “Max Pane”, uma grafia errada do jogo publicado pela Rockstar e desenvolvido pela Remedy Entertainment.

Só para maiores

Quem viveu a época de GTA San Andreas deve lembrar bem do mod Hot Coffee, que trazia um bocado de pimenta para a vida do CJ. Os jogadores amaram, mas quem não gostou nada disso foi o ESRB, que aumentou a classificação etária do jogo para AO (Adults Only, ou Apenas Adultos), a mais alta de todas, até que uma nova versão do jogo saísse e removesse o suporte ao mod.

O primeiro trabalho do Young Malay

Quem disse que você precisa de experiência para fazer bem um trabalho? O produtor DJ Pooh estava trabalhando com o jovem Young Malay, achou que ele tinha muito potencial na dublagem e, assim, arranjou um teste para ele ser o CJ no game. Foram realmente feitos um para o outro, não é mesmo?

Imagem: Rockstar Games

Custou apenas 10 milhões de dólares

Chega a ser engraçado comparar a realidade de 2004 com os dias de hoje, já que as produções eram concluídas bem mais rápido e barato. Por exemplo, GTA San Andreas saiu apenas dois anos depois de Vice City e custou só 10 milhões de dólares para ser feito. Imagine só o quão alto foi o retorno disso!

Inspiração no jogo Smuggler’s Run

Dan Houser, o co-fundador da Rockstar Games, revelou que o time de GTA San Andreas estava bem impressionado com as mecânicas de outro jogo da casa, mais especificamente Smuggler’s Run. Os trechos em que você precisava fugir da polícia em áreas mais abertas chamaram atenção e acabaram servindo de base para os mapas mais rurais do game.

Quase tivemos o 50 Cent como CJ

Dependendo de para quem você perguntar, a Rockstar chegou perto de fazer a coisa mais incrível ou mais idiota do mundo com GTA San Andreas. Afinal, há vários rumores e reportagens por aí afirmando que o rapper 50 Cent declinou o papel principal do jogo, e ele só negou porque a sua condição principal era interpretar a si mesmo na trama. Você teria amado ou odiado isso? Comente a seguir!

Fonte: TheGamer e IGN

Facebook Comments Box