Governo pretende lançar Cadastro Nacional de Animais Domésticos
Já pensou ter uma espécie de RG para o seu pet? Isso pode acontecer em breve! O Governo sancionou a lei que autoriza a criação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos. Esse número de cadastro pode ajudar a reforçar o controle de zoonoses e até lidar de forma mais eficaz contra os maus-tratos. A União será responsável por implementar e gerir o Cadastro.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp 5 aplicativos para quem tem pet As 10 raças de cachorro mais fiéis
O objetivo do Cadastro Nacional de Animais Domésticos é facilitar a localização de tutores de animais abandonados e proporcionar mais segurança em transações de compra e venda.
De acordo com o texto da Lei nº 15.046, o Cadastro deve reunir informações tanto dos próprios tutores quanto dos animais em si, como:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Identidade do tutor CPF do tutor Endereço Raça do animal Sexo do animal Idade real ou presumida Vacinas aplicadas Doenças contraídas ou em tratamento.
Como vai funcionar o cadastro?
Os próprios municípios e o Distrito Federal serão responsáveis pelo cadastramento inicial, com fiscalização e centralização dos dados pelos estados e pela União.
Pets brasileiros podem ganhar número de cadastro (Imagem: Tran Mau Tri Tam)
O comunicado da câmara diz que o acesso ao cadastro será público e poderá ser realizado pela internet, provavelmente por meio do Gov.br. A previsão do Cadastro Nacional de Animais Domésticos é que em 2025 já comece a funcionar, mas ainda não há uma data concreta.
Leia também:
5 redes sociais para animais de estimação Uber Pet volta ao Brasil para transporte de cães e gatos
VÍDEO | REDES SOCIAIS PARA PETS
Leia a matéria no Canaltech.