EconomyFeaturedNewsTop Stories

Governo dos EUA anuncia acordo histórico de energia nuclear

A Administração de Serviços Gerais (GSA) dos Estados Unidos assinou um contrato de 10 anos no valor de US$ 840 milhões, visando fornecer 10 milhões de megawatts-hora de eletricidade, o que equivale ao consumo anual de mais de 1 milhão de lares.

A Constellation, que opera a maior frota nuclear do país, foi a empresa escolhida para cumprir o contrato, que inclui uma quantidade significativa de energia nuclear, cerca de 4 milhões de megawatts-hora.

Este acordo ocorre em um contexto de crescente demanda por eletricidade limpa, especialmente no setor de tecnologia, com o Vale do Silício voltando-se cada vez mais para a energia nuclear para abastecer data centers e instalações de IA.

Leia mais:

Mundo não terá energia suficiente para IA, alerta OpenAI

O que é um reator nuclear pequeno e como funciona?

Mistérios da fusão nuclear podem ser solucionados usando… maionese

Acordo também vai permitir que crescente demanda de energia de data centers e IA seja atendida – Imagem: Christian Schwier/Shutterstock

Incentivo para a indústria nuclear

O governo federal, como maior consumidor de energia do país, busca garantir preços estáveis e competitivos, além de incentivar a indústria nuclear nacional.

O contrato também vai permitir à Constellation licenciar usinas nucleares existentes e investir em novos equipamentos e tecnologias, resultando em uma capacidade adicional de 135 megawatts.

A GSA comprará 2,4 milhões de megawatts-hora dessa capacidade adicional, que se estende a 13 agências federais além dos prédios governamentais, como o Departamento de Assuntos de Veteranos e o Serviço Nacional de Parques.

O acordo da GSA visa oferecer estabilidade orçamentária às agências federais e proteger contra aumentos futuros de preços, dado o aumento da demanda por eletricidade, especialmente devido aos data centers e suas necessidades de energia.

A Constellation, que gera 10% da energia sem emissões de carbono dos EUA, também trabalha com fontes renováveis como hidrelétricas, energia solar e eólica, e tem como meta atingir 100% de energia livre de carbono até 2040.

Esse contrato é parte de uma tendência maior, com empresas como Microsoft, Google, Amazon e Meta fazendo acordos similares. Além disso, o governo Biden tem promovido a energia nuclear como parte de sua estratégia para a transição dos EUA para fontes de energia limpa e sustentável, com iniciativas como o empréstimo de US$ 1,52 bilhão para reiniciar uma estação de energia nuclear em Michigan.

Grandes empresas de tecnologia já estão costurando acordos similares, que as asseguram o fornecimento de energia nuclear (Imagem: Dobresum/Shutterstock)

O post Governo dos EUA anuncia acordo histórico de energia nuclear apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box