FeaturedGamesTrending

Governo da China recomenda que empresas não usem GPUs NVIDIA [RUMOR]

Uma reportagem do South China Morning Post afirmou que autoridades chinesas estão recomendando que as empresas locais não invistam em GPUs NVIDIA para inteligência artificial – com preferência de adquirir os chips produzidos no próprio país.

Ainda que o texto cite duas fontes anônimas que estão ligadas ao tema, é importante ressaltar que enquanto não há confirmação das corporações de tecnologia ou das próprias autoridades competentes, as informações devem ser tratadas como “rumor”.

Créditos: Pixabay

Eles revelam que o Governo da China está recomendando que as empresas locais passem a adquirir chips produzidos dentro do país – como da Huawei Technologies – ao invés de buscarem soluções de GPUs através da NVIDIA ou outras gigantes tech dos Estados Unidos.

É importante mencionar que a NVIDIA não foi banida nem impedida de enviar seus produtos ao país, mas isso pode ser uma resposta às sanções dos EUA – que levou a fabricante a trabalhar oficialmente apenas com hardwares específicos para o mercado chinês, como a GPU RTX 4090D ou a versão chinesa da GPU H20.

Veja também:

Empresas na China anunciam avanço em memórias e semicondutores

Taiwan está 10 anos na frente da China por causa da TSMC, diz Ministro

Rússia deve investir US$ 2,54 bilhões em sua indústria interna de chips até 2030

Divulgação/NVIDIA

China vs. EUA

Apesar de ser um rumor, esta não é a primeira vez que informações surgem sobre as autoridades da China recomendando que empresas locais optem por chips produzidos em seu próprio país. No mês de maio, o The Information mostrou o mesmo fato – com o Governo pedindo que reduzam a quantidade de chips comprados da NVIDIA.

A Bloomberg também já produziu uma reportagem mostrando o mesmo fato, o que leva a suposição de que os chineses desejam ter o controle completo sobre os chips de inteligência artificial que estão sendo produzidos por lá, deixando em segundo plano empresas do exterior e reduzindo a presença de NVIDIA e outras em seu mercado.

Créditos: Pixabay

Ainda assim, a China tem uma grande dificuldade em aplicar este tipo de ação pela sua tecnologia ainda não ter chegado ao nível do que a NVIDIA oferece. Por enquanto, nenhum chip da Huawei ou das demais está no mesmo patamar visto pelo desempenho oferecido da corporação dos EUA.

Fonte: TweakTown

Facebook Comments Box