DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Google NotebookLM ganha opção para buscar novas informações para estudos

O Google aprimorou a experiência do NotebookLM e NotebookLM Plus com a descoberta de novas fontes a partir dos seus interesses e a leitura completa de PDFs multimodais. A novidade foi anunciada pela companhia nesta quarta-feira (3).

O NotebookLM é uma ferramenta do Google Workspace que utiliza inteligência artificial para resumir e ajudar usuários a entender melhor informações complexas presentes em artigos científicos e documentos que o usuário envia. 

Na ferramenta, o usuário faz o upload de arquivos para que o NotebookLM entenda e possa auxiliar no entendimento. Com o novo recurso “Descobrir fontes”, é possível receber outros estudos e artigos baseados no que já foi enviado, permitindo a exploração mais profunda do tema com facilidade.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A outra funcionalidade apresentada é a leitura de PDFs multimodais, arquivos com textos, imagens, gráficos e hyperlinks. Dessa forma, o NotebookLM lê de forma mais completa o arquivo PDF enviado.

Os recursos já estão disponíveis?

O lançamento será gradual, e, a partir de 2 de abril de 2025, deve chegar a todos os usuários em até 15 dias.

Os dois recursos estão disponíveis tanto para os usuários do NotebookLM quanto do NotebookLM Plus.

Quem tem acesso ao NotebookLM?

A versão padrão do NotebookLM é liberada para qualquer usuário maior de 18 anos do Google, nas regiões onde há uma API do Gemini disponível

Já a versão NotebookLM Plus pode ser acessada por usuários do plano Google One AI Premium (R$ 96,99 mensais) ou de planos Business Standard e Plus e Enterprise Standard e Plus do Google Workspace.

O que é o NotebookLM?

É uma ferramenta do Google que utiliza os modelos de IA do Gemini para ajudar usuários a entender com mais facilidade e agilidade grandes documentos acadêmicos e de estudos.

O NotebookLM permite a criação de “cadernos”, onde é se envia arquivos de um determinado tema para criação de resumos, de perguntas frequentes sobre o tópico, de guia de estudos e também de uma linha do tempo. 

No guia de estudos, por exemplo, o usuário recebe um quiz com perguntas e respostas sobre o documento, alguns direcionamentos de como estudar e um glossário com termos importantes.

Veja também:

VÍDEO: Vale a Pena Comprar o iPhone 16e? Sim e não

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box