Google não mostra mais o mês do Orgulho LGBTQIA+ em seu calendário
O Google removeu diversas datas comemorativas do seu calendário padrão e agenda online. Datas ganharam relevância nos últimos anos, como o mês do Orgulho LBGT e o da História Negra, não constam mais na plataforma da empresa.
Além destes, o Mês dos Povos Indígenas, o Dia da Memória do Holocausto, a Herança Judaica e a Herança Hispânica, também não estão mais visíveis.
O fato gerou reclamações e críticas nas redes sociais, já que as datas removidas estão relacionadas a minorias e a povos oprimidos. A medida ocorre em um momento em que o Google é apenas mais uma das big techs que estão promovendo mudanças internas, com o intuito de se adequar às novas políticas do governo de Donald Trump.
Leia mais:
Como pesquisar no Google com 14 dicas para melhorar seus resultados
6 ferramentas do Google para otimizar a produtividade
Gadget para PC: os 5 melhores para aumentar sua produtividade no trabalho
Google explica as alterações no Calendário
O Google confirmou que fez alterações nos eventos padrão do Calendário.
A empresa explicou que manter uma variedade de datas comemorativas de diferentes países não era mais sustentável.
Abaixo, segue a explicação completa do Google sobre o ocorrido, fornecida pelo porta-voz Madison Cushman Veld.
Por mais de uma década, trabalhamos com o timeanddate.com para mostrar feriados e observâncias nacionais no Google Agenda.
Alguns anos atrás, a equipe do Calendário começou a adicionar manualmente um conjunto mais amplo de momentos culturais em vários países ao redor do mundo. Recebemos feedback de que alguns outros eventos e países estavam faltando — e manter centenas de momentos manualmente e consistentemente globalmente não era escalável ou sustentável.
Então, em meados de 2024, voltamos a mostrar apenas feriados e observâncias nacionais do timeanddate.com globalmente, enquanto permitíamos que os usuários adicionassem manualmente outros momentos importantes.
O post Google não mostra mais o mês do Orgulho LGBTQIA+ em seu calendário apareceu primeiro em Olhar Digital.