Google lança jogo de xadrez inspirado em AI
O Google lançou um novo jogo de xadrez online que utiliza inteligência artificial para transformar a experiência tradicional do tabuleiro. A novidade, entretanto, ainda não está disponível para o Brasil e outras regiões, que também não receberam previsão para poder acessar o site, disponível neste link.
Ele permite que os jogadores personalizem as peças do jogo por meio de descrições curtas, que são transformadas em imagens únicas pela tecnologia de geração de imagens do modelo AI Imagen 3. Essa abordagem une criatividade e estratégia, oferecendo uma dinâmica diferenciada para os entusiastas do xadrez.
Foto: Divulgação/Google
No início do jogo, o usuário descreve como deseja que sejam as peças brancas, e o sistema gera automaticamente as peças pretas com um tema complementar. Por exemplo, ao solicitar peças com tema de ficção científica, o modelo criou peças de fantasia para o adversário.
Dessa forma, o Google revelou que a tecnologia é baseada na inteligência generativa, possibilitando resultados visuais únicos para cada partida. Apesar de toda a brincadeira, o jogo não se resume a isso. Isso porque ele oferece três níveis de dificuldade e duas configurações de tempo
Leia mais
Google Play dá apoio a 10 estúdios de jogos independentes da América Latina
Rússia multa Google em valor que supera toda a riqueza mundial
AMD, Intel, Microsoft, Google, Amazon e outras formam consórcio UALink
Aplicativo de xadrez do Google tem limitações
Entretanto, possui limitações em relação a outros aplicativos de xadrez já conhecidos. Não é possível revisar movimentos anteriores nem visualizar as peças capturadas. Além disso, a perspectiva padrão do tabuleiro é isométrica, o que pode dificultar a jogabilidade. Entretanto, o jogador pode alterar para uma visão superior nas configurações.
Foto: Divulgação/Google
A novidade foi apresentada na mesma semana do início do Campeonato Mundial de Xadrez de 2024, no qual o campeão Ding Liren defende seu título contra o jovem Gukesh Dommaraju, de 18 anos. O Google, patrocinador principal do evento, aproveitou a ocasião para anunciar o jogo e outros produtos relacionados ao xadrez.
Além do jogo, o Google revelou que o Gemini, seu chatbot de inteligência artificial, receberá um recurso para jogar xadrez. A partir de dezembro, assinantes do Gemini Advanced poderão realizar movimentos digitando comandos, enquanto o sistema atualizará o tabuleiro automaticamente.
Entretanto, o Google não informou se o Gemini ganhará capacidades adicionais relacionadas ao xadrez. Atualmente, a ferramenta enfrenta dificuldades em interpretar corretamente imagens de tabuleiros.
Fonte: The Verge