Google lança Gemini 2.5, seu modelo de IA mais inteligente
O Google anunciou, hoje, o Gemini 2.5 Pro, nova versão experimental da sua inteligência artificial, disponível exclusivamente para assinantes e desenvolvedores avançados. Ele é apresentado como seu “modelo de IA mais inteligente”, tendo habilidades de raciocínio e sendo capaz de resolver tarefas envolvendo programação, matemática e ciência.
Ele utiliza como base o modelo do Gemini 2.0 Flash Thinking — que raciocina por meio de técnicas como aprendizado por reforço e prompting de cadeia de pensamento —, aprimorado na nova versão para otimizar a análise de informações, as conclusões lógicas, a incorporação de texto e tomar decisões informadas.
Com a atualização, o Gemini alcança novos níveis de desempenho e consegue responder problemas ainda mais complexos, o que é crucial para evitar erros nas respostas, comumente cometidos por inteligências artificiais. Segundo o Google, o Gemini 2.5 Pro lidera o ranking LMArena, que o compara a outras plataformas de IA.
Além disso, houve uma melhora significativa na programação avançada — e, de acordo com o Google, mais melhorias estão por vir. O novo modelo possui multimodalidade nativa e uma janela de contexto de 1 milhão de tokens (e futuramente 2 milhões).
Ele se destaca na criação de aplicativos para web e de código agentic, além de transformação e edição de código. No vídeo abaixo, é possível ver o Gemini 2.5 Pro em ação na criação de um jogo com seus recursos de raciocínio a partir de um comando de linha única.
Para ser acessado, o Gemini 2.5 Pro Experimental exige uma assinatura do Google One AI Premium, que custa R$97 no Brasil. Com relação à sua disponibilidade, ele será lançado inicialmente no Gemini Advanced e no Google AI Studio, e deverá chegar ao Vortex AI nas próximas semanas. No app Gemini, ele substitui a versão 2.0 Pro experimental, que suporta acesso a outros aplicativos e upload de arquivos.