DestaqueEconomiaNewsTop Stories

Google inicia testes internos do novo “Modo IA” no Search; veja prévia

O Google Search está desenvolvendo novo “Modo IA”, que oferece espaço permanente para realizar perguntas mais abertas e exploratórias, gerando respostas no estilo dos resumos de inteligência artificial (IA). Com tecnologia baseada no Gemini 2.0, a empresa já iniciou os testes internos dessa experiência com seus colaboradores.

De acordo com e-mail interno, descoberto pelo 9to5Google, os funcionários foram convidados a testar essa nova funcionalidade, que o Google descreve como forma de “pesquisa inteligente”, capaz de organizar as informações em resumos de fácil compreensão e com links para explorar conteúdos adicionais na web.

CEO disse que 2025 será grande ano para o Search (Imagem: JarTee/Shutterstock)

Leia mais:

Como pesquisar no Google com 14 dicas para melhorar seus resultados

7 configurações de privacidade do Google para mudar agora mesmo!

Gemini 2.0: Google libera novas versões de sua IA para todos

Modo IA no Google Search

O “Modo IA” foi pensado para atender a consultas que os resultados de busca tradicionais não conseguem responder de forma satisfatória.

Entre elas, estão perguntas que solicitam conselhos, comparações e permitem a continuidade do diálogo com perguntas de acompanhamento. Para ilustrar, alguns exemplos enviados aos colaboradores foram:

“Quantas caixas de espaguete devo comprar para alimentar seis adultos e dez crianças, garantindo também o suficiente para uma segunda porção?”;

“Compare jaquetas de lã, pluma e sintéticas em termos de isolamento, resistência à água e durabilidade”;

“O que preciso para começar com aquascaping?”;

Seguimento: “Quais são algumas lojas próximas para comprar os suprimentos?”

A experiência é alimentada por versão personalizada do Gemini 2.0, que proporciona capacidades avançadas de raciocínio e processamento.

Embora a interface do usuário ainda esteja em fase experimental – há, inclusive, uma captura de tela da versão inicial disponível para os Googlers – o recurso já está adaptado para uso também em dispositivos móveis.

No fluxo de uso, o usuário digita uma consulta e clica em buscar. Agora, surge a opção “Modo IA” ao lado dos filtros já existentes, como Imagens, Notícias e Compras. Essa opção direciona para uma interface similar a um chatbot, onde a consulta é exibida inicialmente e a resposta aparece logo abaixo, em tela cheia e mais ampla do que os atuais resumos de IA.

Apesar de não apresentar os tradicionais dez links azuis, há um cartão à direita com links para “explorar mais a fundo na web”. Esse layout remete à abordagem dos resumos de IA apresentados no ano passado e tende a ser aprimorado nas futuras versões do Modo IA.

Novidade está em testes e pode ser lançado ainda este ano (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Ao final da resposta, um campo de texto permite ao usuário fazer perguntas de acompanhamento e o aplicativo do Google para Android e iOS também possibilita o uso de entrada por voz.

Atualmente, o novo “Modo IA” do Google Search está sendo testado com colaboradores nos Estados Unidos e pode ser lançado oficialmente ainda este ano. Conforme afirmou o CEO Sundar Pichai, “2025 será um dos maiores anos para inovações no Search”.

O post Google inicia testes internos do novo “Modo IA” no Search; veja prévia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box